Estudante piauiense é destaque em concurso nacional de redação

O Piauí contará com uma representante na etapa nacional do concurso de redação Desafio Escreve Aí, promovido nacionalmente com o intuito de fomentar a produção da redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio.


Elizabeth Vitória Alves Reis, é estudante do Centro de Ensino de Tempo Integral Didácio Silva, e foi classificada na competição que reúne com alunos regularmente matriculados no 1ª, 2º e 3º ano do Ensino Médio, da rede pública e privada do Brasil. O CETI foi a única escola pública a chegar nessa etapa.  


A estudante piauiense foi a única concorrente de origem do ensino público na categoria de primeiro ano do Ensino Médio e escolheu desenvolver nas atividades o tema: Cancelamento Virtual na Internet e seus Impactos Pessoais e Sociais.


A estudante relata como chegou a escolha do tema "O tema em si era bem interessante. Por estarmos no século XXI, acredito que  tecnologia promete avançar cada vez mais nas próximas décadas, assim o tema da redação: "Cancelamento na internet e seus impactos Pessoais e Sociais", chega a ser algo impossível de não se debater", disse.




O concurso foi realizado em quatro etapas com atividades distintas para os estudantes do Ensino Médio. A primeira etapa consistia na inscrição, seguida da produção textual e a terceira fase, a estudante deveria produzir um vídeo com a defesa de forma online a ser avaliado pela banca examinadora.


Elizabeth conta ainda sobre as fases da competição e e as dificuldades "Todas as etapas foram interessantes, cada uma à sua forma é claro. Mas, eu acho que foi a do vídeo. Tinha que ser algo criativo e a ansiedade estava me dominando, eu desejava fazer algo bem feito, mas nenhuma ideia me passava na cabeça, creio que realmente demorei um pouco para encontrar inspiração", afirmou.


Ela não esconde a ansiedade para a realização da próxima etapa" Se existisse uma palavra que me definisse melhor que "ansiedade" eu definitivamente a usaria! É uma honra estar participando com tantas pessoas talentosas e isso me deixa inquieta, porém mal posso esperar pelo que estar por vir", conta.


A produção textual de Elizabeth esteve entre as dez primeiras colocações durante a terceira etapa, e posteriormente, em primeiro lugar na penúltima etapa. A colocação lhe garantiu o voucher de R$ 500 reais em compras nas lojas Americanas, certificado e o passaporte para a etapa nacional. O professor orientador também irá receber o voucher no valor de R$ 250 e a escola receberá um troféu.


A professora de língua portuguesa, Kamila Mônica, destaca o protagonismo durante toda a produção textual.


"A estudante foi produzindo a escrita e ajustamos no processo, mas tudo embasado nas ideias dela. Como a Elizabeth é uma aluna dedicada, tem bagagem literária e sabe organizar as ideias, consegui fazer o acompanhamento bem próximo seguindo os desejos dela. Estamos felizes com este resultado e continuaremos incentivando os nossos alunos a realizar concursos como estes, pois é um diferencial na aprendizagem", declarou.

 



O Escreve aí é um desafio realizado e administrado pela UNIFAVIP - Caruaru-PE, UNIFBV - Recife - PE, FACI - Belém - PA, UNIFACID - Teresina - PI, UNIMETROCAMP - Campinas - SP, com o propósito de fomentar a educação.