Projeto É do portão pra fora realiza revisão para o Enem

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos, escola pertencente a à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), promove uma revisão de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nessa quarta-feira (30), às 18h. Em parceria com o  projeto "É do portão pra fora que a gente se resolve", uma iniciativa voluntária de revisões para o Enem, a ação também comemora os três anos do projeto em que as aulas virtuais são uma forma de contribuir com os estudos nas diversas áreas cobradas no exame .

A transmissão será mediada pelos professores Adonias Freitas (Seduc-PI), idealizador do  projeto, e pela professora Aliny Cardoso (Seduc-MA/UEMA), mestre em Letras pela UFPI. Para a professora, o objetivo da aula é fazer com que os candidatos observem os aspectos relacionados às competências I e II da Redação do Enem. "Abordaremos sobre os aspectos gramaticais do texto, tais como, ortografia, pontuação, concordância, regência, emprego de pronomes, estruturação sintática, seleção vocabular, entre outros", ressalta.

A professora frisa a relevância dos elementos essenciais da produção textual, ou seja, o tema  e o tipo  de  texto.   "Avaliamos como o candidato se apropria da proposta de Redação - aplicando conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema de forma plena  e  consistente  -,  bem  como  do texto  dissertativo-argumentativo,  demonstrando  conhecimento  sobre  os  limites  estruturais  da  tipologia textual em prosa", complementa.

O professor Adonias Feitas observa que, tendo em vista modificar as realidades em que os jovens da escola pública se inserem, as ações do projeto, nesse modo de proceder, considera as áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, como caminhos necessários para a aplicabilidade dos objetivos dos estudantes, servindo para dar consistência aos projetos de vida.

"Sabe-se que existe uma tensão própria no fim da Educação Básica, pois é nessa etapa que os estudantes são provocados para tomar decisões importantes ao seu projeto de vida. Nota-se nesse momento, a importância de o projeto contribuir para auxiliar as juventudes buscando preencher lacunas de aprendizagem, minimizar incertezas, vislumbrar caminhos e construir resultados satisfatórios: o sujeito precisa se identificar como parte ativa do processo social em que acontece a aprendizagem. Com base nisso, o estudante passa a ter um olhar mais  cuidadoso com as suas próprias metas porque ele deve considerar suas preocupações com o futuro. Nesse processo, esse caminho contribuirá para a concepção de autoria de cada sujeito. O discente, nessa perspectiva, é sujeito ativo de seu próprio processo de conhecimento", ressalta.

Durante a revisão, que será feita por meio de plataforma virtual e transmissão restrita pelo Youtube,  haverá apresentações musicais e sorteios de brindes. As inscrições estão sendo realizadas pelo link abaixo.

Clique aqui e realize sua inscrição