Universidade Aberta forma mais de 2 mil estudantes em solenidade virtual

Na solenidade de graduação virtual dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sem o momento presencial, as palmas foram substituídas por emojis e os abraços foram representados por palavras de carinho, mas o sentimento de vitória manifestado pelos estudantes no chat da cerimônia de graduação dos estudantes da UAB no Piauí era nítido nesta segunda-feira (20).

Participaram da Solenidade Virtual de Colação de grau coletiva, no período 2020.2, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), cerca de 2.361 estudantes. Eles se graduaram nos cursos de Bacharelado em administração, administração pública e sistema de informação, bem como Licenciatura nos cursos de Computação, Geografia, Matemática, Química, Filosofia, Letras Português, entre outros.

Os cursos ofertados pela UAB no Estado, por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), tem como parceiras a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A Seduc é mantenedora da infraestrutura, corpo administrativo, parte tecnológica de conectividade da maioria dos polos da UAB, atuando também na expansão da Educação Superior, a exemplo do programa UAPI, que é similar à Universidade Aberta do Brasil. A UAPI é um programa de ampliação do Ensino Superior custeado pelo governo do Estado com parcerias da Uespi, Seduc, Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapepi) e Coordenação de Educação por Meio de Mediação Tecnológica.

Representando a Superintendência de Ensino Superior (Supes) da Seduc, Flaviano Marques Moura, destacou a vitória dos estudantes nos polos mantidos pela secretaria.

"Parabenizo todos os estudantes e professores que colaboraram para este momento e ressalto o compromisso do Governo do Piauí para levar o ciclo completo de ensino a todos os municípios do estado contribuindo para o desenvolvimento local com profissionais qualificados. A Seduc tem total interesse em continuar junto às IES nos projetos de expansão para mais graduações do estado", pontuou.

As turmas concludentes são sediadas em mais de 30 municípios que possuem Polos de Apoio Presencial.

A solenidade contou com a participação do Reitor da UFPI, o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes; a diretora do CEAD, Profa.Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva; representantes do Polos; professores orientadores; e representantes municipais.