Alunos da zona rural do norte do PI entrevistam professora argentina



A Unidade Escolar Pedro II, localizada na zona rural de Luís Correia, realizou, nesta quinta-feira (24), o  projeto Español Sin Fronteiras. Nesta edição o evento  trouxe o tema "entrevista com nativo da Língua Espanhola". 


 A ação aconteceu por meio da plataforma Meet e foi destinada aos alunos do Ensino Médio (1º ao 3º ano) da unidade.

O objetivo do projeto é estimular os discentes a valorizar o conhecimento científico e interdisciplinar, despertando o interesse pelo aprendizado e proporcionar um momento de integração com o mundo cada vez mais globalizado e integrado, fazendo uso dos recursos midiáticos disponíveis diante da pandemia.

"Hoje nossos alunos tiveram a oportunidade de entrevistar Ivana Emisa, professora Argentina, durante a aula remota. Os alunos puderam vivenciar o aprendizado do idioma na prática com um nativo hispanohablante, enriquecendo o processo de comunicação, permitindo o desenvolvimento não só da comunicação em si, como o conhecimento de mundo com o seu repertório cultural, tendo empatia, cooperação, autoconhecimento e projeto de vida" relata a professora de espanhol da escola Pedro II, Elaine da Silva.


Elaine falou ainda que os alunos puderam praticar competências do novo ensino médio como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, argumentação, autoconhecimento e autocuidado. 

Na oportunidade, a professora falou que o projeto surgiu com o ensino remoto. "Durante a pandemia, chegou-se à conclusão de que seria oportuno aproveitar os recursos tecnológicos, mesmo que virtual. Nesse primeiro momento fizemos o uso do gênero da entrevista, com perguntas produzidas pelos próprios alunos, propiciando a eles o acesso real com um nativo para trabalhar tanto a oralidade, como o ouvir, enriquecendo o processo de comunicação, permitindo que os mesmos possam vivenciar o aprendizado do idioma na prática", comemora o sucesso do projeto.


Mas as ações do Español Sin Fronteiras não param por aí. O projeto continuará sendo desenvolvido durante todo ano através de diversas ferramentas, dentre elas:, a inserção de textos, vídeos e áudio no grupo de WhatsApp e Feedback sobre os trabalhos realizados.

Já para os alunos com dificuldade de acesso à internet, terá a reprodução dos vídeos das entrevistas realizadas e atividades programadas.