Salas de Aula On-line reforçam conteúdos para Pré-Enem Live

Ter uma rotina e um cronograma de estudos para quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fundamental, porém nem todos conseguem ter disciplina para realizar esta organização.

À disposição dos estudantes, as Salas de Aula Online criadas pela coordenação do programa Pré-Enem Seduc possuem diversas estratégias focadas em uma rotina de estudos, com horários definidos, materiais didáticos para consulta e exercícios na prática de atividades.
 
No domingo, 27 de junho, os estudantes poderão acompanhar as revisões do Pré-Enem Live das disciplinas e professores: Linguagens, com Marília Ferreira; Redação, com Domingos Dias; Matemática, com Fabiano Macêdo; e Química, com Felipe Rosal. As aulas são transmitidas por meio do Canal Educação no YouTube e pela TV Antares (canal 2.1).


Após a revisão, o ciclo de estudos na semana possui cronograma de segunda à sexta, com atividades de 7h às 22h. São sete grupos na plataforma de conversa WhatsApp e um grupo no Telegram, com conteúdos de todas as disciplinas com base nos assuntos exigidos no Enem.

Para entrar nos grupos as solicitações devem ser enviadas para 86988051349 no WhatsApp ou acessar o link: https://t.me/PreEnemSeducSalaDeAula no Telegram.
 
A coordenadora do Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro, explica que o aluno deve adequar os seus horários de estudo ao cronograma nas Salas de Aula On-Line, visando a complementação dos estudos.

"Ao adentrar nos grupos os alunos recebem conteúdo, dicas e exercícios no próprio chat das salas on-line, pois este momento funciona como um fórum em que as atividades ficam registradas no grupo para o aluno, quando tiver tempo, acessar. Por exemplo, eu repasso as atividades de linguagens naquele dia, ele vê qual o conteúdo e terá um tempo para responder e retornar as atividades. O estudante não é obrigado a devolver as atividades, mas é importante que ele participe, pois a finalidade do grupo é intensificar mais a sua preparação", detalhou. 

Estudos nos três turnos 



Estudantes têm à disposição um quadro de atividades dos grupos de Salas de Aula On-Line, de segunda à sexta-feira. 

Ainda no período da manhã são disponibilizados nos grupos os links das aulas ao vivo do Canal Educação, junto à cartela dos horários, para o aluno ter conhecimento que está tendo as aulas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
 
"Se o aluno é de alguma destas séries e quer assistir as aulas, ele entra no link e participa conosco, ou, se ele já está fora da sala de aula, (egresso) também poderá acompanhar a aula que quiser. Neste caso, se tiver dificuldade em Química, ele pode assistir a aula da disciplina de todas estas séries e entrar em todas as salas de aula, acompanhar a manha inteira numa sala ou apenas das disciplinas que precisa reforçar", explicou a coordenadora.

 
No período da tarde, a partir das 14 horas,  o consultor Enem, Felipe Gabriel, inicia o acompanhamento nos grupos com as atividades e é dada a continuidade à sequencia de aulas.
 
Às 17 horas, após o período de atividades, tem início o trabalho com foco nas redações nas salas exclusivas da redação e correção coletiva. Os professores Francisco Rufino e Carine Albuquerque, monitores responsáveis pelas salas, recebem nos chats privados as redações produzida pelos alunos, com o tema aberto.
 
Os professores encaminham o texto aos monitores-corretores, que também são alunos das Salas de Aula, e foram capacitados para corrigir as redações do Enem. Nesse período de tempo a redação que o aluno enviou aos monitores volta para a Sala de Aula com a publicação, sem o nome do aluno, para o momento de correção coletiva.

"Todos os alunos devem participar da correção, avaliando as cinco competências do Enem e, dessa forma, o aluno internaliza as competências e aprende observando os erros dos colegas. São atividades bem dinâmicas e com bons retornos dos alunos. Inclusive, em 2020 tivemos grandes notas nas salas, entre 900 a 980 pontos em quase 50% dos estudantes que participaram destas atividades na Sala de Aula On-Line", comemora.


A professora Hildalene detalha ainda o período da noite, que também conta com aulas nos grupos on-line entre 20h e 22h, contemplando todas as disciplinas do Enem.

"Boa parte das atividades acontecem no próprio grupo. Fazemos para que o aluno consulte o conteúdo no momento em que ele precise, seja salvando os conteúdos, anotando as publicações ou com outros professores que fazem atividades por aulas nos aplicativos Google Meet ou pelo Zoom. Trabalhamos em todas as plataformas com esses canais, somados ao Youtube, para que o conteúdo seja entregue ao aluno", pontuou.
 
Aos sábados os estudantes recebem simulados, seguindo o horário do Enem, das 13h30 às 19h30. São horários reservados para que os alunos resolvam as questões correspondendo ao primeiro e segundo dias de aplicação do exame nacional. As atividades são retomadas aos domingos pela manhã, de 8h às 12h, com o Pré-Enem Live.

"É o momento máximo dos grupos, com a maior interação. É como se os estudantes estivessem bem próximos. Eles interagem, mandam foto assistindo e enviam perguntas aos professores. É como se os alunos tivessem no mesmo auditório, participando das atividades, e isto é muito bom", afirmou.