Alunos de Piripiri são medalhistas nas Olimpíadas Matific


Mesmo em isolamento social, os estudantes piauienses continuam se destacando nas competições de Matemática. Dessa vez, os protagonistas foram os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Desembargador José de Arimathéa Tito, localizado no município de Piripiri, que receberam diversas medalhas nas Olimpíadas Matific, uma competição on-line e divertida para Ensino Infantil e Fundamental.

A escola atende 245 alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Destes, 20 alunos foram premiados na Olimpíada Matific, sendo três medalhas de ouro, seis de prata, oito de bronze e três medalhas de Honra ao Mérito. 


Os estudantes do CETI são constantemente motivados a participar de competições pelas professoras de Matemática, Ane Ellen Costa e Cleyciane Melo, que também trabalham em parceria no desenvolvimento de projetos para difundir o gosto pela disciplina.

"Quando observamos essas Olimpíadas, pensamos sempre nos nossos alunos. Já conseguimos visualizar que eles podem se destacar e, acreditando nisso, não medimos esforços para inscrevê-los e o resultado está aí, nas medalhas e menções. O mais legal é que a cada ano que passa eles se interessam mais em participar. É um orgulho para mim, como professora, ver essa sede pelo conhecimento e saber que posso de alguma forma contribuir para que eles aprendam Matemática de forma prazerosa. Mesmo com a pandemia, tivemos um excelente resultado e isso se deve também à participação da família na vida escolar", comemora a professora Ane Ellen Costa, que já  atua no CETI há cinco anos.


Para garantir a participação dos alunos durante as atividades de forma remota e, dessa forma, garantir um ensino de melhor qualidade, a coordenadora pedagógica da escola, Leila Meneses Araújo, destaca que os professores ficam atentos à elaboração de suas aulas, tornando-as mais atrativas e promovendo momentos de maior interação nas aulas online.

"Ficamos ainda em contato com os alunos e seus pais, por meio do WhatsApp, principalmente quando sentimos falta do estudante em alguma aula; divulgamos os bons resultados nas redes sociais para incentivar os demais alunos; além de incentivar a participação em Olimpíadas e avaliações externas, como o Matific, a OBMEP, Olimpíada de Língua Portuguesa, de Ciências, História, OBA, SAEPI e SAEB. Assim, os alunos se empolgam e sentem o desejo de obter bons resultados", explica.

Para a gestora do Desembargador José de Arimathéa Tito, Danielly Silva Pereira Alves, é preciso manter a escola viva, mesmo com o distanciamento social. "Por isso, é importante valorizar as múltiplas habilidades e manter um clima escolar que favoreça o desenvolvimento dos nossos estudantes", afirma.