Caminhada Pedagógica faz escuta ativa com gestão escolar

A equipe da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) realizou, nesta terça-feira, 18, mais uma edição da Caminhada Pedagógica, ação de qualificação profissional promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Desta vez, a visita aconteceu no CAIC João Mendes Olímpio de Melo, localizado na cidade de Teresina, no bairro Renascença II.


A Caminhada Pedagógica é uma ação promovida pela Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, com intuito de, junto com a equipe das escolas, promover uma escuta ativa, estabelecer diálogos e buscar fortalecer as equipes pedagógicas em relação aos indicadores educacionais das unidades de ensino.


O acompanhamento que a equipe da UNEA vem realizando junto às unidades escolares está sendo realizado semanalmente. Durante a Caminhada Pedagógica, a diretora da UNEA, Maria José Mendes Neta, destacou a importância da ação para sistematizar as estratégias relacionadas aos programas de ensino da Secretaria da Educação.


"Hoje realizamos mais uma Caminhada Pedagógica, momento em que visitamos as escolas e buscamos reforçar o diálogo com a gestão escolar in loco e, assim, entender os principais desafios. Este nosso diálogo é feito com base nos pilares do PRO Aprendizagem, como currículo, avaliação, formação, clima escolar e retomada das aulas e, mais do que isso, ser uma escuta ativa para construir a educação do nosso estado", disse Maria José.


No encontro com os membros da unidade, a coordenadora pedagógica do Caic, Leila Raquel de Almeida, que atua na escola há dez anos, apresentou os principais programas desempenhados na escola e a rotina de acompanhamento da gestão escolar junto aos estudantes da escola. Ela pontua que este diálogo junto aos setores da Seduc para atender às necessidades dos estudantes é o diferencial para a conquista dos objetivos de aprendizagens nas unidades.


"Ano passado, 2020, tivemos a limitação em nossa atuação pedagógica em decorrência da suspensão das aulas em razão da pandemia provocada pela covid-19, mas hoje estamos colhendo frutos do nosso trabalho de formiguinha. Com a adoção do modelo de ensino remoto pela Seduc foi possível fortalecer o nosso trabalho por meio da entrega dos chips e hoje temos, praticamente, 95% dos nossos alunos presentes nas aulas remotas", disse a coordenadora.