Juntos para Avançar: escolas do interior entregam avaliações


Ações das escolas do interior do Piauí têm garantido continuidade das ações do Programa Juntos para Avançar. As equipes das escolas têm trabalhado, dentro de suas realidades, maneiras de atender os estudantes na aplicação das avaliações para diagnóstico de aprendizagem dos estudantes matriculados nas turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular. 


Um bom exemplo é o CETI Baurélio Mangabeira, de Piripiri, que intensificou a entrega de materiais impressos aos estudantes como forma de agilizar o processo. Devido à grande quantidade de acessos simultâneos ao aplicativo MobiFamília, aplicativo do Mobieduca.me, alguns estudantes estavam com dificuldade de preencher a avaliação e "pedimos aos professores que pudessem salvar em PDF para impressão. Após isso, os professores ficarão à disposição dos alunos para que esse material possa ser repassado ao sistema", explicou a coordenadora da escola, Auzenir Moraes. 


Outro exemplo é de Floriano, o CETI Jacob Demes, que realizou encontro com os pais dos estudantes, através do Google Meet, para combinar a entrega dos chips, dos livros novos e das atividades. "Estamos com um plantão na escola para entregar as provas impressas e tirar as dúvidas e os professores estão de plantão com seus aplicativos de mensagens para assessorá-los", disse a gestora da escola, Raimunda Borges.


Como funciona a avaliação diagnóstica do Programa Juntos para Avançar?   

As avaliações abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática e avaliações dos demais componentes curriculares:    

1. As avaliações de Língua Portuguesa e Matemática serão enviadas em arquivos de PDF pela Seduc/Mobieduca.me e as avaliações dos outros componentes curriculares serão elaboradas pelos seus respectivos professores, orientados pela CAEC a partir elaboração de itens, e ainda, analisadas pela coordenação pedagógica (demais componentes curriculares);    

2. Serão aplicadas para os estudantes com acesso à internet através do Mobieduca.me;    

3. Serão aplicadas para os estudantes sem acesso à internet no formato impresso, entregues pela escola, conforme orientações da Seduc sede aos gestores escolares.    

Para garantir que todos os estudantes matriculados nas turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular participem da avaliação, a dupla gestora deverá apresentar um cronograma de acordo com o período previsto para aplicação da avaliação, conforme turmas e turnos que a escola possui, para os estudantes com e sem acesso à internet.   

Análise dos Resultados e planejamento de ações    

Os dados da avaliação diagnóstica servirão como ponto de continuidade para a FASE 2, oferecendo às escolas um indicador para fundamentar e direcionar suas estratégias e seu planejamento docente.  
 
A avaliação é uma ação que faz parte do Programa Juntos Para Avançar, organizada em quatro eixos: a melhoria da proficiência em leitura e produção textual, melhoria da proficiência em resolução de problemas, redução do abandono escolar e aprovação com aprendizado.