Juntos para Avançar: Escolas iniciam o diagnóstico


Os desafios da pandemia impuseram, a estudantes e educadores, novas formas de aprender e ensinar e a rede estadual de educação está implementando um diagnóstico para verificação desse processo em um ano marcado pela pandemia. O CETI Inês Rocha, de Piracuruca, já está em fase de distribuição das avaliações do Programa Juntos para Avançar, que visa garantir aos estudantes todo o suporte para a sua formação. 


O diretor do CETI, Gilvan Fontenele do Santos, explica que a escola possui 238 estudantes na modalidade de tempo integral e está entre as 10 maiores notas do IDEB do estado. A escola está passando por uma grande reforma e ampliação, com 80% da obra concluída, através do PRO Piauí Educação e essa ação soma-se às outras do campo pedagógico para levar mais qualidade para a comunidade onde está inserida. 


"Somos de tempo integral há 4 anos e durante este tempo conseguimos ter um aumento de quase 90% nas nossas matrículas. Com a pandemia, tentamos manter o vínculo com nossos alunos e sempre motivá-los. Trabalhar com o sistema Mobieduca.me como apoio para as aulas on-line não foi tão difícil pois já usávamos e trabalhávamos com ele", explicou.  


O gestor ainda explicou que com a aplicação do diagnóstico serão traçados planos de ações para as avaliações do SAEPI e SAEB.  

"Tivemos uma mobilização de uma semana, em que fizemos simulados de avaliações para testar e ensinar os alunos a responderem as avaliações no sistema. Os alunos sem acesso à Internet, que já recebiam as atividades impressas, hoje vieram buscar as avaliações, também impressas", disse Gilvan, finalizando "com essa avaliação vamos poder traçar metas e saber onde devemos focar mais". 

Como funciona a avaliação diagnóstica do Programa Juntos para Avançar 

As avaliações abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática e avaliações dos demais componentes curriculares:   

1. As avaliações de Língua Portuguesa e Matemática serão enviadas em arquivos de PDF pela Seduc/Mobieduca.me e as avaliações dos outros componentes curriculares serão elaboradas pelos seus respectivos professores, orientados pela CAEC a partir elaboração de itens e, ainda, analisadas pela coordenação pedagógica (demais componentes curriculares);   

2. Serão aplicadas para os estudantes com acesso à internet através do Mobieduca.me;   

3. Serão aplicadas para os estudantes sem acesso à internet no formato impresso, entregues pela escola, conforme orientações da Seduc sede aos gestores escolares.   

Para garantir que todos os estudantes matriculados nas turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular participem da avaliação, a dupla gestora deverá apresentar um cronograma de acordo com o período previsto para aplicação da avaliação, conforme turmas e turnos que a escola possui, para os estudantes com e sem acesso à internet.   

Análise dos Resultados e planejamento de ações   

Os dados da avaliação diagnóstica servirão como ponto de continuidade para a FASE 2, oferecendo às escolas um indicador para fundamentar e direcionar suas estratégias e seu planejamento docente.   

A avaliação é uma ação que faz parte do Programa Juntos Para Avançar, organizada em quatro eixos: a melhoria da proficiência em leitura e produção textual, melhoria da proficiência em resolução de problemas, redução do abandono escolar e aprovação com aprendizado.