Alunos das salas de aula online garantem aprovação no Sisu

"Estou vivendo um misto de felicidade e nervosismo. A preparação nas salas de aulas online foi essencial. Estudávamos vários conteúdos, com atividades de altíssimo nível e com excelentes professores que contribuíram para minha aprovação", conta Geovana dos Santos Lima, aprovada em pedagogia, aluna da Unidade Escolar Calusinha Freire.

Com a finalidade de dar apoio didático aos estudantes, as salas de aula on-line, nesse período de pandemia, foram suporte mais que necessário para os alunos, atualizando-os com os conteúdos de todas as disciplinas com apostilas, vídeos, podcasts e todo material pedagógico necessário, garantindo a aprovação no Sisu de alunos em todo o estado.

De acordo com a coordenadora do Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro, as salas de aula on-line foram uma grande sacada da Seduc, realizadas por meio da Superintendência de Ensino Superior e da Mediação Tecnológica e idealizadas pela equipe do Pré-Enem Seduc, que já tem experiência de trabalhar com a preparação para o Enem.

"Quando percebemos que o aluno ficaria fora da sala de aula devido aos protocolos de segurança da pandemia, pensamos em criar um ambiente com características de sala de aula, onde houvesse o aprendizado, mas também o contato, senão físico, mas com certeza o emocional. Não haveria sucesso se não fosse o empenho desses meninos e meninas, hoje vencedores, e, exemplo para as próximas turmas que virão", disse Hildalene.

A professora conta que era preciso reeducar o aluno, e estudar on-line significa estudar sozinho, então foram utilizados suportes e mecanismos para esses estudos. Com as aulas on-line por meio do YouTube do Canal Educação, pelo Meet, e até mesmo com as aulas diretamente no chat do WhatsApp, tornaram-se um ambiente de acolhimento, de segurança e principalmente de apoio, por que os desafios eram grandes.

"No início foi bem complicado me adaptar às aulas remotas, pois a metodologia era algo fora do meu plano de estudo, principalmente a pressão exercida. No entanto, por meio do meu desempenho e da plataforma do Pré-Enem Seduc, eu me aperfeiçoei e consegui a minha tão sonhada aprovação para Engenharia Civil em Campina Grande, na Paraíba", conta a aluna da Unidade Escolar Luiz Ubiraci de Carvalho, do município de Vila Nova do Piauí, Adjanira Leal.

ALUNOS DAS SALAS DE AULAS VIRTUAIS APROVADOS SISU 2021.1

- LORENNA MACKENET SANTOS OLIVEIRA - UESPI - PEDAGOGIA - 1° LUGAR - U.E. MANOEL;

- GABRIELLE LUIZI - UFMT - ZOOTECNIA - 1º LUGAR - SALA DE REDAÇÃO E DE PORTUGUÊS;

- CARINE ALBUQUERQUE SENA - UEFS - LETRAS PORTUGUÊS - 2° LUGAR - MONITORA DE REDAÇÃO DA SALA DE CORREÇÃO COLETIVA PRÉ-ENEM SEDUC PI;

- RIANE COSTA - UFPI - LETRAS PORTUGUÊS - 3° LUGAR - PATRONATO NOSSA SENHORA DE LOURDES;

- GIOVANA DOS SANTOS LIMA - UFPI - ODONTOLOGIA - 3° LUGAR - INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS VALENÇA;

- JOSÉ MENDES - UESPI - GEOGRAFIA - 3° LUGAR - CETI AURORA BARBOSA DE OLIVEIRA

FERREIRA BARBOSA DE MACÊDO;

- CARINE DE ALBUQUERQUE SENA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA;

- GABRIELA LEITE - MATEMÁTICA;

- VALDECI JÚNIOR - ENGENHARIA CIVIL;

- MIKAELL SANCHES - ENGENHARIA AGRONOMICA;

- NAYARA REIS - MATEMÁTICA;

- RIANE COSTA - LETRAS PORTUGUES;

- ALICE BORGES - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS;

- DILMÁRIA CARVALHO - JORNALISMO;

- GRAZIMARY LEITE- MATEMÁTICA;

- JOÃO JOSÉ - MATEMÁTICA;

- JOÃO VICTOR - ENGENHARIA QUÍMICA;

- WENNYO LIMA - ENGENHARIA CIVIL;

- MARIA EDUARDA - ADIMINISTRAÇÃO;

- GEOVANA DOS SANTOS - PEDAGOGIA;

- NATANAEL LEVI CELESTINO COSTA - ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO.