1ª GRE comemora aprovações de alunos no SISU


 

Um ano marcado por dedicação aos estudos, em meio à pandemia, para garantir a tão sonhada aprovação em um curso superior nas universidades públicas do país. Mesmo com a preparação por meio do ensino remoto, muitos estudantes da 1ª Gerencia Regional de Educação (GRE) conseguiram vencer os desafios e conquistar uma vaga em cursos de instituições públicas. A lista com o nome dos candidatos que foram aprovados no SISU foi divulgada nesta sexta-feira, 16. 

Bruno Passos, de 19 anos, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, localizado em Cocal dos Alves, comemora a aprovação em Medicina na Universidade Federal do Piauí. Filho de João de Brito, que atua como vigia e da dona de casa Maria do Socorro, o aluno é o orgulho da família. 

 


"Parece que estou sonhando, a ficha não caiu ainda. Só eu sei o quanto lutei por essa vitória. Quando vi meu nome na lista de selecionados vibrei muito, pulei, comemorei com minha família, não sabia se eu ria ou se chorava", relata, emocionado, Bruno. 

Assim como Bruno, Felipe de Souza foi aprovado no curso de Direito, na UFPI. O estudante é aluno do CETI Lima Rebelo, na cidade de Parnaíba, e vibra com a vitória. Ele conta que se preparou bastante. "Foi uma caminhada árdua, pois estamos vivendo um momento bem atípico. Eu fiz bastantes simulados, resolvi provas antigas para treinar e tive muito suporte e apoio de toda equipe diretiva da escola", disse. 



As aprovações dos alunos da região norte do Estado não param por aí. O aluno Sérgio Manoel Passos, 17 anos, do CETI Augustinho Brandão, também foi aprovado para Odontologia, na Universidade Estadual do Piauí. "Foi muito esforço, dedicação e disciplina para conseguir o resultado que saiu hoje. Esperava, sim, essa aprovação, mas no fundo sempre fica uma mistura de sentimentos como ansiedade, incertezas e medos. O CETI Augustinho Brandão foi e é uma escola que sempre está ali junto do aluno. A equipe diretiva e os professores tiveram uma importância muito grande para que eu chegasse até aqui. As aulas e as mensagens de apoio de professores me ajudaram não só na parte da disciplina, mas também na parte emocional", declarou. 



Adrielly de Deus Oliveira é um exemplo de que com dedicação e força de vontade os sonhos são alcançados. A aluna, que estuda na Unidade Escolar Pedro Mariano de Freitas, em Buriti dos Lopes, é moradora do assentamento Iracema, localizado à 6 km de distância da escola. Hoje ela colhe o fruto de todo esforço, com a aprovação para o curso de Letras Português, na UESPI. 

Estudiosa e dedicada, Adrielly obteve 920 pontos na redação do Enem, mas mesmo antes disso já era o orgulho da família. A jovem manteve uma rotina de estudos mesmo em meio ao caos da pandemia. "Estou muito feliz com o meu resultado" comemora a aluna. 

A gerente da 1ª GRE, Safira Veras, ressaltou a importância de galgar mais um degrau na vida estudantil ao acessar o Ensino Superior e parabenizou o esforço dos professores, dos alunos e a preocupação do Estado em levar qualidade ao ensino público. 

"Quero desejar os parabéns a todos os alunos da rede estadual de ensino por terem obtido êxito nas principais universidades do país. Reflete um esforço tanto dos nossos professores, como do Governo do Estado, em proporcionar um ensino de qualidade. A conquista dos alunos vem como resultado do planejamento e do trabalho em conjunto realizados pela equipe", finaliza Safira