Estudantes aprovados no Sisu 2021 trilham ser professores

A primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 foi disponibilizada na manhã desta sexta-feira (16) e o resultado da dedicação dos estudantes aliada às ações da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), já começa a aparecer. Entre os alunos que comemoram neste dia estão João José de Souza Silva e Janielly Gonçalves.

Aprovados na Universidade Federal do Piauí UFPI, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, sediado na cidade de Picos, os estudantes têm em comum a escolha pelo caminho da licenciatura.

João José de Souza Silva, de 18 anos, é estudante da Unidade Escolar Antonio Rodrigues Filho, localizada no município de Acauã, distante 480 quilômetros da capital Teresina, no Piauí. A facilidade com os números lhe rendeu aprovação em matemática, com destaque para uma das maiores notas de redação no Enem, 980 pontos.

Ele relata que sua nota o faria ingressar em outros cursos com maior procura entre os estudantes, mas o sonho de ser educador o fez optar pela licenciatura.

"Minha nota me permite optar por outros cursos como engenharia, por exemplo, mas sempre tive a facilidade pela matemática e admiração pela profissão de professor, apesar de saber que é uma profissão desvalorizada pela sociedade contemporânea. No entanto, é uma profissão muito importante, pois é a base para todas as outras", descreveu.

Outro exemplo de estudante que também trilhará o caminho do ensino superior voltado para a sala de aula é Janielly Gonçalves. A estudante da Unidade Escolar Clementino Martins, localizada no município de Wall Ferraz-PI, a 330 quilômetros da capital Teresina, também conquistou a aprovação no curso que sonhou, a licenciatura em História.

"Além da paixão pela matéria, que foi a minha preferida desde o nono ano do ensino fundamental, para ser mais precisa, eu também admiro muito a arte de ensinar. Para mim, a profissão de professor é uma das mais nobres e, por isso, eu não tive dúvidas quanto à minha escolha", contou Janielly.

Ensaio para sala de aula

O caminho da sala de aula como professor já era ensaiado pelos estudantes ainda no ensino básico.
Outros resultados positivos estão sendo destaque na rede pública de ensino como os estudantes João Vitor dos Santos, aprovado em Licenciatura em História na Universidade Federal do Piauí. Recentemente o jovem bailarino piauiense foi selecionado para integrar a Companhia Jovem Bolshoi Brasil no ano de 2021. E também, Arthur Souza, que foi estudante no Ceti Raimundinho Andrade, e conquistou uma vaga pra cursar História na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Com a facilidade em aprender matemática, João sempre buscava auxiliar os colegas a entender melhor os números quando tinham dúvidas com as questões.

"Gostava sempre de ajudá-los, pois tenho uma admiração enorme por aqueles que buscam transmitir conhecimento, compartilhando o que sabem com os colegas. O que mais influenciou foi a vontade de querer transferir conhecimentos. Desde o início do Enem, independentemente da nota, queria licenciatura em Matemática pois esse era meu sonho, ser professor", contou.

Janielly também relata que a inspiração na escolha da graduação veio daqueles que estavam no seu caminho como estudante. "A matéria de história sempre foi o meu forte, então eu auxiliava alguns colegas quando eles tinham alguma dúvida em relação a algum conteúdo específico. Sempre gostei de participar ativamente das aulas, principalmente de alguns professores que tive durante a minha vida estudantil, que exerciam a profissão com muito amor e maestria", disse.

Os estudantes contam como as ferramentas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) em diferentes frentes como atividades remotas, utilização de plataformas on-line, atividades do Canal Educação e Pré-Enem Seduc foram essenciais para conquistarem a entrada no ensino superior.

João relembra que todo o suporte de ensino direcionado pelos professores e disponibilizado pela Seduc para ele e os colegas lhe garantiu comemorar a tão sonhada aprovação.

"Os papéis dos professores foram essenciais para essa conquista, não só os professores do Canal Educação e do Pré-Enem Seduc, como também todos os professores da minha escola que sempre me apoiaram e me guiaram. Quero agradecer a eles que são professores excelentes e dedicados a transferir o conhecimento para os alunos", pontuou.

Janielly também participou dos grupos de WhatsApp do Pré-Enem e destaca que o suporte das aulas remotas facilitou alcançar a conquista. "Como durante esse ano as aulas foram remotas, eu estudei com os professores do Canal Educação, que me deram todo o suporte necessário para a minha preparação, e participei de três grupos no WhatsApp. Além disso, também tive o auxílio do corpo docente da minha escola durante todo o meu ensino médio", detalhou.