PRO Piauí: 217.065 estudantes serão avaliados pelo SAEPI

A forte ligação entre Governo do Estado e municípios, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), ganhou mais um reforço nesta quinta-feira (15) com a apresentação do Sistema de Avaliação do Piauí (SAEPI), que deverá ser aplicado a 217.065 estudantes das redes estadual e municipal de ensino, de 10 a 14 de maio. Essa é uma das frentes de trabalho do PRO Piauí Educação, que consiste no desenvolvimento do estado através de ações e políticas para o desenvolvimento social.   

O secretário da Educação, Ellen Gera, explicou, ainda em janeiro de 2021, que a "cooperação entre estados e municípios, no chamado regime de colaboração, é um caminho promissor para garantir a qualidade da Educação em todas as etapas da Educação Básica". Na manhã desta quinta (15), na abertura do evento virtual que foi transmitido pelo Canal Educação, o secretário reforçou que a política de avaliação está sendo expandida a todo o Piauí para que os munícios possam avaliar as suas redes locais. 
 

O momento de pandemia impôs muitos desafios aos estudantes e aos profissionais e o momento avaliativo é de fundamental importância para a concepção de novas estratégias para a garantia da formação escolar.  A aplicação das avaliações acontecerá em maio, mas as equipes já estão recebendo as capacitações.  

"Há meses as escolas públicas brasileiras estão fechadas. A pandemia do COVID-19 impôs consequências difíceis para a educação do país e do nosso estado. Nesse período atípico, é fundamental concentrar todos os esforços para a recuperação da aprendizagem dos estudantes piauienses. A avaliação do SAEPI, frente a esse contexto, será determinante para identificar as lacunas de ensino geradas pela suspensão das aulas presenciais, para garantir o cumprimento dos objetivos pedagógicos de 2021 e assegurar intervenções assertivas", explicou Maria José Mendes, Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da SEDUC. 


 
A ação se integra ao PRO Alfabetização na Idade Certa, que visa assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático.


O SAEPI 2021  

A avaliação de entrada compreenderá a aplicação de testes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, envolvendo 217.065 estudantes das redes estadual e municipal de ensino. A avaliação contemplará os estudantes regularmente matriculados do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, de ambas as redes, e os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular, da rede estadual.
  

A formação para os colaboradores do SAEPI 2021 acontece on-line, 15 e 16 de abril, das 9h às 12h, pelo Canal Educação com todos os coordenadores estaduais, regionais e municipais do SAEPI, sendo um total de 500 pessoas.