OLP: Seduc-PI inicia formação para professores inscritos

As inscrições da sétima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa para professores e professoras das redes públicas estaduais, municipais e federais estão abertas até o dia 30 de abril. O tema do concurso é ?O lugar onde vivo?, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Os professores poderão fazer a inscrição em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/

Na próxima segunda-feira, 19 de abril, de 9h às 11h30min, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), em parceria com a UESPI e a UNDIME, realizará, por meio da coordenação estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, encontro formativo para professores da rede pública com apresentação via Canal de Educação no YouTube.

Segundo a professora Jesuíla Freitas, que faz parte da coordenação estadual, a formação busca orientar os docentes com os recursos pedagógicos para o desenvolvimento das atividades.

"Estamos acompanhando as adesões e inscrições de secretários e professores no Portal Escrevendo. Este ano vamos trabalhar com foco no professor e, para tanto, é necessário que seja realizado um relato de prática. Por isso, no primeiro encontro a formação continuada irá tirar as dúvidas, orientar sobre as abordagens e este material ficará salvo nas páginas do Canal Educação. Todos os professores devem participar das formações. Esta será uma formação mais geral e em seguida haverá formações voltadas para cada gênero que o professor irá trabalhar na olimpíada", detalhou.

No Piauí, a Seduc já realizou a adesão à edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Até o momento, 160 secretarias municipais de educação fizeram adesão no Estado e 414 escolas públicas estão inscritas. Além dos 720 professores já inscritos.

"O secretário Ellen Gera já realizou a adesão no primeiro dia de lançamento do programa, assim, os nossos técnicos devem ampliar a mobilização de adesão das escolas e dos municípios por parte das secretarias de educação. A partir da inscrição dos professores, as escolas já estarão automaticamente inscritas e o material didático está disponível na página da olimpíada, para o trabalho junto aos estudantes. Todas as informações para inscrição e dúvidas poderão ser solucionadas no portal Escrevendo para o Futuro ou pelo telefone 0800 771 9310", informou Jesuíla.

OLP: Escrevendo o Futuro

Podem participar professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O processo de seleção terá cinco etapas ao total: escolar, municipal, estadual, semifinal e final.

A proposta deste ano consiste em acompanhar e reconhecer os relatos de prática, com os registros dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados pelos professores e estudantes durante o trabalho de produção de um dos gêneros propostos: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).

Neste ano, a homenageada é a escritora e poetisa Geni Guimarães, cuja obra viabiliza o debate em torno da literatura negra A iniciativa é uma parceria entre Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), sob coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).