Estudantes comemoram boa classificação na Redação do Enem

"O segredo é treinar bastante. Eu teinava tanto que minhas mãos doíam, suavam muito, mas hoje estou vendo que valeu muito a pena. Foi fruto de muito esforço, dedicação e determinação. Ano passado foi um ano difícil pra todos nós devido a pandemia, mas eu tive um apoio da minha professora Iuna, que mesmo virtualmente estava sempre presente", conta a estudante Manuela Matos, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique. A aluna disse que não fez nenhum outro cursinho, contou apenas com a ajuda da professora. "Esperei muito por esse momento, estou bastante feliz com a nota", afirma a estudante que, até o momento, foi a que mais pontuou na escola, atingindo 960 pontos na redação.

O Ceti João Henrique, durante o ano de 2020, estava com 3 turmas de 3º ano, com um total de 111 alunos. A diretora do centro, Djanira Alencar, conta que o trabalho foi intensificado e, mesmo diante da pandemia, trabalharam todo o conteúdo programático.

"Além do conteúdo desse ano, vislumbramos também o conteúdo dos anos anteriores. Então houve uma abrangência do conteúdo durante todo o terceiro ano, revisando o que já tinha sido feito anteriormente para uma boa preparação para a prova.  Sabemos de todas as dificuldades dos alunos e professores para se adaptarem ao novo formato de trabalho, mas graças a Deus tivemos bons resultados e avanços nesse ano de superação de todos", afirma a diretora.

A escola não deixou de desenvolver os projetos propostos durante o ano, mudaram apenas o formato presencial para o virtual. "O trabalho da redação foi intensificado com a questão da produção e da leitura, inclusive desenvolvemos o projeto saúde mental, que foi muito importante para o desenvolvimento da redação deles, tendo em vista que o tema tratava sobre o assunto, além do projeto Literartes que trabalhamos com a leitura de alguns livros, com os alunos sendo protagonistas", conta Djanira.

A Diretora do CETI Didácio Silva conta que no ano de 2020, apesar de todas as dificuldades, professores e alunos fizeram de tudo para tentar minimizar os impactos causados pela pandemia. "Nós usamos todos os meios possíveis para alcançar nossos estudantes, tanto para ministrar aulas do conteúdo da terceira série, como também para realizar as revisões que continuaram acontecendo com aulas remotas ao vivo. As aulas de redação e os simulados foram intensificados no segundo semestre para que eles pudessem ter um bom desempenho. Acredito que um ponto forte da nossa escola é a união e o apoio que os alunos sentem dos professores e da equipe de coordenação, que não deixaram que eles perdessem o foco e a esperança de que seria possível conseguir alcançar uma boa nota no ENEM". Até o momento cerca de 20 alunos atingiram mais de 900 pontos na redação.

A aluna do CETI, Thamyris Dhowanna, que também atingiu 960 pontos na redação, agradeceu a equipe de professores da escola que não mediu esforços e mantiveram-se firmes em toda metodologia que abordaram nas aulas. "Tivemos vídeo aulas, utilizamos plataformas e aplicativos para podermos ter as aulas, tirar dúvidas e fazer o envio de trabalhos e tarefas. Agradeço a todo mundo, família, amigos e escola, pois não foi fácil, muitas vezes pensei em desistir e tive bastante medo de não conseguir. Como dizia Augusto Cury: "Não coloque um ponto final na sua história, coloque uma vírgula, porque a vírgula é capaz de fazer você continuar a sua história"", comemora a estudante.