Busca ativa leva Projeto de Leitura a alunos da zona rural

O entusiasmo para levar a educação a quem precisa é parte do trabalho da U. E. Areolino Leôncio, localizada na zona rural de Teresina, na região da 21° GRE, no Grande Dirceu. Gestores e professores têm desenvolvido atividades para atender alunos que não possuem acesso à internet em localidades afastadas do centro urbano e a escola tem feito buscas ativas quinzenais com entrega de atividades e acompanhamento. 


A proposta da ação visa garantir acesso à educação aos estudantes durante a pandemia. A unidade segue as orientações e ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) através das Gerências Regionais (GRE) com a meta de diminuir os impactos das medidas de restrições para combate ao coronavírus. 


"A escola teve todo o todo cuidado de levar as atividades aos alunos da zona rural. Pensando no acolhimento, eles levaram o Projeto de Leitura: LENDO EM CASA. uma iniciativa da equipe gestora e da Professora Siloane Fontes com o objetivo de proporcionar uma atividade extra e prazerosa aos alunos", disse a gerente da 21ª GRE, Walderice de Carvalho Rodrigues.


A diretora da escola, Carmina Fernandes de Sousa, explica que o projeto de leitura tem tido bons resultados e engajamento dos estudantes. "Para levar o projeto até os alunos pedimos o apoio da GRE/SEDUC para nos fornecer o transporte. Inicialmente levamos o projeto a 10 alunos que se mostraram interessados, organizamos  uma caixa bem decorada e colocamos uma variedade de livros paradidáticos, livros de fácil leitura para chamar atenção. Juntamente com os livros organizamos uma pasta com ficha de leitura para que os alunos possam escrever sobre a leitura que fizeram, possam identificar (autor, título, o que achou da leitura) e levamos também um kit mimo para cada um contendo lápis, caneta, borracha e alguns chocolates", disse a educadora.


A equipe da escola fará as avaliações das fichas de leitura de cada aluno, que contém a data da entrega dos livros e a data prevista  para a devolução. "Estamos montando um portfólio com às atividades devolvidas dos alunos para fazer a avaliação do projeto saber do interesse dos alunos", finalizou a diretora.