Jovens e Adultos do Piauí têm acesso a preparatório gratuito


O Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja 2020) é uma prova voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Pensando no público que fará o Encceja 2020, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem realizando o Pro Encceja, um preparatório gratuito que conta com a mesma estrutura utilizada pelos estudantes que se preparam para o Enem.

Os encontros acontecem por meio da plataforma do Canal Educação. As aulas voltadas para o Encceja Ensino Fundamental são realizadas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. Já as revisões para o Encceja Ensino Médio são transmitidas aos domingos, das 8h às 11h.





Segundo o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, mesmo com a pandemia, toda a equipe técnica da Seduc permanece trabalhando para dar suporte e resgatar o maior número possível de pessoas para a escola pública estadual. 

"Este tem sido um momento difícil para todos, entretanto nossos esforços permanecem para que a educação não pare. Além dos investimentos em infraestrutura por meio do Pro Piauí Educação, o Governo do Estado, por meio da Seduc, vem imprimindo esforços no preparatório para o Encceja. Esperamos que os estudantes aproveitem esse time capacitado de professores, pois o nosso desejo é melhorar a escolaridade do povo piauiense para que, futuramente, reflita no aumento do número de pessoas no Ensino Superior", garante o gestor. 

A preparação é feita com o mesmo time de professores do Enem, com toda a estrutura e estratégias de ensino, e oportuniza ainda a interação com quem estiver assistindo as aulas.  As aulas gravadas, comentários de questões e o material didático ficam disponíveis no site do Canal Educação. Prevista para acontecer no dia 25 de abril de 2021, a prova foi adiada em virtude da impossibilidade de garantir a segurança sanitária dos milhares de inscritos em todo o Brasil.

"Lançamos essa estratégia de preparação em fevereiro, visando o aumento da escolaridade do cidadão piauiense. As provas estão com previsão de ser aplicadas no mês de junho, porém estamos aguardando um posicionamento do Inep, que é o responsável pela aplicação", explica a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo.