Ceti desenvolve Redação Nota Mil




Atingir a nota mil na redação do ENEM: esse é um dos objetivos do projeto Redação Nota Mil, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso, de Piripiri, além de estimular os estudantes a se tornarem autores mais críticos e conscientes das próprias produções, a ponto de elevá-las a um nível de consistência argumentativo mais aprimorado. 


Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio participam do Projeto. Cerca de 300 alunos estão inscritos e as aulas ocorrem semanalmente, com duração de uma hora. Dessa forma eles terão um incentivo para que possam escrever mais e melhor. O projeto visa ainda premiar a melhor redação de cada mês, além de divulgar o resultado nas redes sociais da escola. A avaliação é processual, será examinada a aprendizagem ao longo das atividades realizadas em sala de aula, como produções, comentários, apresentações, criações e trabalhos em grupos. 


O projeto se propõe ainda a compreender, por intermédio das redações nota Mil do ENEM, como os conceitos filosóficos podem auxiliar na construção de argumentos mais sólidos e coesos; auxiliar os alunos em suas capacitações para produzirem redações ricas em argumentos, contexto e criatividade; demonstrar aos alunos a importância da leitura para o desenvolvimento de uma boa escrita e pensamento crítico - um dos critérios mais relevantes nas redações atuais - e ainda aumentar o vocabulário dos discentes, bem como sua capacidade de pensar de forma clara e objetiva, transferindo esses pensamentos para o papel.


Para a professora Inez Maria Araújo, diretora da escola, escrever bem causa um impacto positivo em diversos momentos da vida profissional, acadêmica e social de qualquer cidadão. "Um bom desempenho na prova de Redação é um processo seletivo e crucial para a aprovação do estudante que deseja ingressar no Ensino Superior. Pensando em contribuir para um melhor desempenho intelectual dos alunos da nossa escola, criamos o Projeto Redação Mil", afirma a diretora. 


"Com o projeto, esperamos que nossos alunos produzam textos críticos com resultados positivos, observando os critérios do ENEM e outros vestibulares. Além disso, desejamos que possam desenvolver uma compreensão mais aprofundada do que é esperado deles em suas produções textuais e ainda despertem o hábito pela leitura, pesquisa e aprimoramento da escrita na norma culta", finaliza.