Seduc realiza I capacitação da rede e-Tec Brasil para 200 profissionais


A Seduc realiza nesta sexta-feira, 12 de abril, a I capacitação  de Coordenadores e Tutores da Rede E-Tec  Brasil, no auditório do Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. Participam do encontro cerca de 200 coordenadores de pólo dos cursos técnicos de nível médio em Administração, Informática, Agropecuária, Segurança do Trabalho e Enfermagem ofertados através da rede e-tec Brasil nos Centros Estaduais de Educação Profissional em vários municípios do Piauí.

A superintendente de ensino superior da Secretaria de Educação, Eliana Mendonça, que representou o secretário Átila Lira, na abertura do curso, lembrou que a educação à distância é uma modalidade que veio para ficar. Segundo ela quando essa modalidade começou a ser trabalhada no estado, em 2007, não tinha muita credibilidade. Hoje, os resultados mostram que está dando certo. "Temos alunos sendo aprovados em concursos públicos disputadíssimos. Já tivemos 1º lugar no concurso do IFPI. Isso é resultado de uma modalidade que exige do aluno disciplina para acompanhar o curso e estar em dia com a plataforma", explica. 


Segundo o diretor de Educação Profissional do Estado, Reinaldo de Araújo, a rede de educação profissional do estado já representa  53% da oferta de educação profissional de todo estado, incluindo a rede estadual, federal e  privada.  A meta para 2013 é atender cinco mil novos alunos na rede e-tec Brasil. "Juntando a rede e-tec Brasil e o Ensino presencial nós vamos chegar a 35 mil alunos. Nós queremos no próximo ano dobrar a oferta do ensino a distância", diz o professor Reinaldo.

O encontro visa familiarizar o tutore e coordenadores ao ambiente virtual Moodle para facilitar a compreensão do processo ensino-aprendizagem em EAD. Segundo a coordenadora Estadual do programa E-Tec Brasil, Silvia  Ramos, o objetivo é uma troca de experiência entre os profissionais dos diferentes pólos ao mesmo tempo em que é feita a capacitação.



"Vamos trabalhar todo contexto da educação à distância dos cursos técnicos, vamos apresentar os pólos e mostrar o ambiente Moodle, além de passar todas as atribuições de coordenadores e tutores para que eles saiam daqui sabendo o que vão fazer dentro de cada um dos municípios", destaca Silvia. O estado do Piauí tem aproximadamente 8 mil alunos na rede e-tec Brasil.  

O público alvo é formado por professores da rede pública estadual de ensino selecionados para atuarem  como tutores presenciais  e a distância e coordenadores de pólo e técnicos do programa e-Tec Brasil. O professor Clarindo Melo, coordenador do pólo de União, diz que a interação entre tutores e alunos é on-line mas é muito positiva. "Começamos ano passado  com os cursos de Eventos, Serviço Público e Administração. Tudo é feito por vídeo aula das 7 às 10 h da noite", explica.

A professora Conceição Leal do Município de Floriano, onde são ofertados oito cursos nessa modalidade diz que no município a educação à distância superou as expectativas. "O principal para que essa iniciativa dê certo é que a parceria seja levada a sério tanto pelos tutores quanto pelos alunos", explica.