Redes Públicas se unem em campanha contra evasão escolar

As redes públicas de ensino são parceiras da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho na campanha "Não desista do seu futuro", lançada neste domingo (11), para combater a evasão escolar. Pesquisa do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) ratifica a preocupação com o tema, isso porque 30% dos 33 mil jovens entrevistados pensam em deixar a escola, inclusive por causa da pandemia. Quando são considerados os que planejam fazer o Enem, 49% já pensaram em desistir.


A mobilização começou com o lançamento de um filme com música inédita interpretada por Carlinhos Brown e a cantora Lexa, numa parceria com a gravadora Som Livre. A letra foi composta por Brown e Sergio Valente.


VEJA O CLIPE DA CAMPANHA


Cecilia Motta,  presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, ressalta o poder de comunicação da Globo para fazer a campanha chegar a todos os brasileiros.


"Manter o vínculo do estudante com a escola é um dos principais desafios que enfrentamos neste momento, em que a maior parte das escolas públicas promove o processo de ensino e aprendizagem de forma remota. Portanto, contar com essa rede de apoio, liderada pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho, faz toda a diferença para que uma mensagem de incentivo, força e esperança possa chegar a todos os pais e alunos. Não podemos deixar nenhum estudante para trás."


Já o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia, afirma que "a evasão escolar merece toda atenção da sociedade não só pelo momento de pandemia que estamos passando, mas também por ser um dos principais fatores de desigualdade no país. Não podemos permitir que crianças e jovens desistam do seu futuro. Comprometer o futuro das juventudes é comprometer o desenvolvimento de toda uma nação".