Escolas compartilham projetos em roda de conversa da 2ªGRE

Buscando a troca de experiências exitosas, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (09), uma roda de conversa promovida pela 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede no município de Barras. A roda de conversa trouxe como temática "Superando desafios em período de aulas remotas".

O encontro iniciou com a apresentação musical do professor Rodinei, lotado nas escolas da gerência, e contou com a participação de gerentes regionais, coordenadores de ensino, técnicos e gestores das escolas convidadas representando as 1ª, 2ª e 3ª GREs.

Durante a roda de conversa cada Gerência Regional selecionou uma escola com projetos em destaque para apresentar os seus desafios e ações desenvolvidas neste período de aulas remotas, decorrentes da pandemia ocasionada pela Covid-19.

As unidades escolares Jonas Correia (1ª GRE), Deusa Rocha (2ª GRE) e Thomas A. Kempis (3ª GRE), com GRES sediadas nos municípios de Parnaíba, Barras, Piripiri e Campo maior, respectivamente, apresentaram os trabalhos desenvolvidos no chão da escola.

O coordenador de ensino na 2ª GRE, Francisco de Paula A. dos Santos, destaca que o debate amplia o ensino de aulas remotas nas escolas da rede pública estadual.

"Tivemos nosso objetivo atingido com a participação dos diversos representantes das escolas, professores convidados e a presença da diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta. Cada escola fez uma excelente apresentação de seus desafios e ações realizadas nesse período de aulas remotas, em que houve uma troca de experiências das escolas em destaque", declarou.

A Unidade Escolar Professora Deusa Rocha, localizada no município Nossa Senhora dos Remédios, representado a 2ª GRE, apresentou como metodologia para auxiliar os estudantes o aplicativo Deusa Ativa, desenvolvido pelos gestores e professores da escola nos moldes da plataforma iSeduc. Foi criado um estúdio para que os professores gravassem e postassem suas aulas, bem como para ampliar a interação dos alunos durante as aulas remotas no aplicativo.

"Acreditamos que muitas experiências discutidas entre as escolas poderão auxiliar na busca de uma melhor aprendizagem dos alunos, não apenas entre as escolas que fizeram as apresentações, mas também entre outras regionais", finalizou Francisco de Paula.

No próximo dia 16 de outubro acontecerá uma nova roda de conversa com a participação das escolas pertencentes à 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Gerência Regional de Educação.

A 2ª Gerência Regional de Educação coordena 39 escolas atendendo cerca de 9 mil estudantes. Recentemente, mais de 90% das escolas da regional tiveram crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, sendo que, no Ensino Médio, 11 das 22 escolas superaram a meta para o ano e 21 atingiram crescimento dentro da meta estipulada.