Tem início fórum da Undime-PI sobre desafios da educação

Teve início na manhã desta quarta-feira (7), o I Fórum Virtual Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) com o tema "Desafios e Perspectivas da Educação piauiense durante a pós-Pandemia". O secretário de estado da Educação, Ellen Gera Moura, participou do evento e apresentou as ações da Seduc-PI em parceria com os municípios piauienses.

Na ocasião, participaram, por videoconferência transmitida pelo Youtube, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício; e o presidente da Undime Nacional e dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Garcia.

O Fórum pretende debater, em dois dias, questões referentes à educação brasileira no contexto da pandemia da Covid-19 e as adaptações necessárias aos tempos atuais. Em sua fala, a presidente da Undime-PI destacou os esforços da entidade para estar próxima das redes municipais de Educação.

"É papel da Undime apoiar e orientar os dirigentes municipais de Educação e para isso temos buscado diversas estratégias para estar mais próximos dos municípios levando informações principalmente neste período de pandemia que têm sido desafiador para todos nós", enfatizou Érica Benício.

O secretário Ellen Gera tratou de diversas ações e programas desenvolvidos em regime de colaboração entre estado e municípios para fortalecer aprendizagem, parcerias que têm elevado de forma mais equânime a qualidade da educação pública do Piauí.

"Em colaboração com os municípios, executamos o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), que pode ser estendido às redes municipais que não têm sistema de avaliação. O Mais Aprendizagem leva formação a professores de Português e Matemática; o Programa Estadual de Transporte Escolar (PROETE) está presente em 120 municípios; e o Canal Educação leva aulas remotas também do Ensino Fundamental a todos os municípios", observou o secretário.

Ellen Gera também falou do novo programa de alfabetização em regime de colaboração. "O PARC tem o desafio de garantir a alfabetização das crianças na idade certa com o apoio de diferentes atores - públicos, privados, e do 3º setor. A meta é estabelecer regime de colaboração com os 224 municípios", disse.

De interesse dos municípios, o secretário da Educação falou dos Novos Currículos do Piauí para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, que já estão finalizados e ainda em outubro acontecerá o segundo clico de formação para professores, através do Canal Educação, com a proposta de garantir a implementação. Já o Currículo do Ensino Médio, até dezembro de 2020 deverá ser apreciado pelo Conselho Estadual de Educação.