Seduc realiza formação da OLP para professores

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando encontros e atividades de capacitação destinados a professores de Língua Portuguesa da rede estadual em conformidade com a Olímpiada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Nesta quarta-feira (07), de 19h30 às 20h30, por meio da plataforma Google Meet, acontecerá a formação de professores com a participação de todas as Gerências Regionais de Educação.

Representando o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (CENPEC), a professora Patrícia Prado Calheta fará a webconferência "A olimpíada de língua portuguesa e as mudanças nas dinâmicas escolares provocadas pela pandemia do novo coronavírus".

O CENPEC trabalha com uma rede de ancoragem nos estados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Representante a universidade pública, a docente formadora Shirlei Marly Alves, que coordena a formação participará da transmissão.

A programação para formação de professores da OLP teve início ainda no mês de setembro e segue com as atividades durante todo o mês de outubro com a visita programada ao ambiente "Literatura em movimento", do Portal Escrevendo o Futuro, com o estudo dos materiais disponibilizados, Live sobre o trabalho com a leitura e a produção literária na escola, minicursos, entre outros.

O Programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, que contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro realiza diversas modalidades de formação presencial e à distância para educadores, além de um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.