Professor utiliza jogo on-line para abordar temas históricos

A utilização de jogos on-line na sala de aula é uma das ferramentas de aprendizagem capaz de atrair a atenção dos estudantes para trabalhar os diversos temas nas disciplinas. Foi pensando nesta estratégia que o professor da disciplina de história, João Denys Galeno, organizou um campeonato entre os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira da Silva, localizado no bairro Parque Brasil II, em Teresina.


Para direcionar os estudos foi formado um grupo em que as regras foram discutidas entre os participantes. De acordo com o professor, "as 11 equipes foram divididas com 4 jogadores e montamos o grupo Freefire de História somente para os inscritos e enviamos o conteúdo para o e-mail dos mesmos. Logo depois, foi realizada a fase de eliminação e a premiação em seis dias".  

O campeonato faz parte do projeto Freefire de História com foco em diminuir as dificuldades de aprendizagem encontradas nos alunos no período de pandemia e utilizou como estratégia oferecer aulas de forma lúdicas e dinâmicas por meio do aplicativo WhatsApp.

"Conseguimos mobilizar três turmas de 2º ano e três de 3º ano do Ensino Médio a formarem grupos para disputar a gincana pelo WhatsApp, batizada com o nome de Freefire de História", explicou o professor.
  
Premiação
 
Participaram da disputa 44 alunos que poderiam jogar via WhatsApp de qualquer lugar.


Os ganhadores receberam 5 headfones, 4 máscaras personalizadas e 5 caixas de bombom garoto, além de pontos nas atividades. A premiação aconteceu na escola com a presença dos alunos ganhadores, seguindo todos os protocolos específicos de prevenção e controle higienicossanitários. 

"Nossa região é muito carente e temos que nos reinventar para tentar chegar neles (alunos) com o que eles têm. Foi uma competição sadia, composta por 120 questões de história com respostas comentadas que serviram de revisão para o Enem e com objetivo de estudo de uma forma divertida. Todos os dias enviavamos músicas no estilo rádio para animar, além de pontuação para as atividades realizadas. Já tem muito interesse dos estudantes pela próxima disputa", completou o professor.


A ação contou com o apoio da dupla gestora do Ceti José Pereira da Silva, Amparo Meirelles e Aracely Leite, aos professores Francisco Ildene, Carla, Tânia, a professora do AEE Cláudia Brasil e secretário Alex.