Equipe escolar recebe orientações sanitárias para retorno

Priorizando as orientações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e 7ª Gerência Regional de Educação (GRE) os profissionais que trabalham na Unidade Escolar Eustáchio Portella, localizada no município de Novo Oriente, participaram na última segunda-feira (28), de treinamento para adoção das medidas higienicossanitárias no ambiente escolar.

A iniciativa da unidade reuniu os colaboradores do setor administrativo, coordenador pedagógico, auxiliares de serviços gerais e os agentes de portaria. A convite da gestão, o enfermeiro sanitarista Matheus Soares explicou sobre a conduta de cada categoria para o uso de EPIs, aferição de temperatura e as orientações de biossegurança dos órgãos de saúde.

De acordo com a diretora da escola, Gilmara Coelho Ferreira, as ações vão de encontro ao comprometimento e a responsabilidade social de todos nesse momento de pandemia.

"Em resumo, observamos um saldo muito positivo, frente à iniciativa de proporcionar conhecimento a estas categorias. Seguimos todas as normas de distanciamento social, uso de EPIs e treinamento dos agentes de portaria e administrativos sobre uso do termômetro infravermelho, oxímetro de pulso e conduta de acolhimento. Bem como de todas as auxiliares de serviços gerais sobre suas atuações nesse novo normal", destacou Gilmara.

O encontro segue a orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que já iniciou ações de capacitação para os profissionais sobre Protocolo Especifico nº 042/2020 referente à área da Educação, por meio do Canal Educação, junto com a Unidade Técnica Chão da Escola e SESAPI (DIVISA) no mês de setembro. As ações objetivam divulgar e capacitar os profissionais da educação para adoção das medidas higienicossanitárias de cunho administrativo, estrutural e comportamental para contenção da COVID-19 no ambiente escolar.

O encontro, segundo a gestora, teve um saldo muito positivo entre os colaboradores quanto à aprendizagem dos protocolos observados. "Recebemos no momento do encerramento os agradecimentos e os parabéns pelo momento de aprendizagem, visando sempre à proteção individual e sensibilização do bem estar coletivo. Nossa maior preocupação é proporcionar conhecimento aos nossos colaboradores para que estes desenvolvam suas atividades com tranquilidade e segurança, para si e para os outros", completou.

Próximas etapas

A gestora informou que em um segundo momento ocorrerá o treinamento também com os professores da escola nos mesmos moldes do que já ocorreu com os colaboradores.

Na fase seguinte, acontecerá a reunião destinada aos estudantes seguindo os protocolos de segurança, inclusive no momento da entrada/acolhimento com aferição de temperatura, palestra com profissional sanitarista trazendo informações sobre o contágio e reforçando todas as medidas de segurança.

"Realizaremos, posteriormente, uma reunião com os nossos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) VII Etapa, pois acreditamos que somente após estes terem conhecimento de todas as orientações de biossegurança, protocolos e suporte financeiro que será disponibilizado pela Seduc, visando o retorno das atividades presencias em segurança, os alunos poderão posicionar-se sobre o retorno da aulas presenciais ou se continuarão com as aulas remotas", pontuou Gilmara.