Ceti Desembargador José de Arimathéa Tito comemora 50 anos

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Desembargador José de Arimathéa Tito, em Piripiri, completou nessa semana 50 anos de fundação. Este ano, as comemorações aconteceram de forma diferenciada, devido às orientações de distanciamento social para evitar a disseminação do coronavirus.


 

Respeitando os protocolos de saúde, a programação do aniversário contou com uma pequena cerimônia na quadra da escola, com a presença de funcionários, representantes do Conselho Escolar e da Gerência Regional de Educação. 

 



A comemoração seguiu nas redes sociais do Ceti Arimathéa Tito com publicação de depoimentos e fotos que retratam a memória da instituição. Encerrando o dia, aconteceu uma missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, transmitida ao vivo pelo Facebook da paróquia.

 

50 anos de história 



 

A instituição localizada na Praça Domingos Coelho de Melo Resende, no Centro de Piripiri, foi inaugurada em 26 de setembro de 1970 e recebeu o nome de Unidade Escolar Des. José de Arimathéa Tito.


Seus primeiros alunos foram oriundos do Grupo Escolar Padre Freitas. O nome do Desembargador José de Arimathéa Tito foi uma homenagem justa a um dos primeiros professores particulares de Piripiri, além disso o engenheiro responsável pela obra foi o Secretário Estadual de Obras da época, o Engenheiro piripiriense Murilo Rezende. A escola teve como primeira diretora a professora Adelaide Araújo Mendes Andrade, que foi sucedida por outros gestores que deram valorosa contribuição ao longo dos anos, junto com suas equipes de trabalho.


No decorrer dos anos, a instituição ofereceu diferentes modalidades de ensino: Ensino profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Médio regular.  No ano de 2014, a escola adere à modalidade integral e, desde então, vem se destacando ano após ano, no IDEB, participações em diversas olimpíadas nacionais, realização de feiras e eventos que integram as ações da escola com a comunidade, fazendo jus ao lema adotado pela instituição: "Educar é ser útil a si mesmo e à comunidade".



Atualmente a escola tem como gestora a professora Danielly Silva Pereira Alves, que conduz a escola juntamente com uma equipe formada por 30 profissionais e um corpo discente com 212 estudantes.