Escola de assentamento em Palmeirais duplica número de alunos após ampliação

 

A Unidade Escolar Luis Fernando Borges do Nascimento, localizada no assentamento José Constâncio, em Palmeirais-PI, começa a colher os frutos da luta dos assentados em ter uma escola próximo à suas casas. A escola passou de 85 alunos, em 2012, para 140, este ano, após receber reforma e ampliação realizadas pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura.

Na escola, muitas histórias se encontram na busca de uma educação de qualidade e a realização de sonhos. A exemplo o senhor Domingos Sousa (49 anos), que cursa o 3° ano do Ensino Médio. Vigia da escola, ele acredita em um futuro melhor através da educação.

"Participei do início de toda luta pela formação do assentamento e a construção da escola, que foi uma das primeiras obras a serem feitas. Cuidamos dela como se fosse nossa casa, pois está aqui nosso futuro", relata seu Domingos.

Fernanda Lima (18 anos), que cursa o 2° ano do Ensino Médio na escola, reforça o sentimento da comunidade pela mesma.

"A melhor hora do dia é quando venho pra escola. Fico feliz em poder cursar o ensino médio na porta de minha casa e espero cursar uma faculdade no futuro", diz Fernanda.

Para o diretor Silvestre Costa, todos os esforços são justificáveis em prol da educação do homem do campo, que tem direito a um ensino de qualidade.

"Nossa escola foi uma conquista não só para os moradores do assentamento, mas para pessoas num raio de 40 km de distância. Lutamos agora para ampliar os programas e a estrutura da escola, pois temos uma demanda crescente de toda a região", explica o diretor.

O assentamento José Constâncio, além do Ensino Médio, conta com o Programa Mais Saber, quer oferece reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).