Seduc alinha retomada das aulas com equipe escolar

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu, na tarde desta quarta-feira (23), as 21 Gerências Regionais de Educação (GRE) para discutir as diretrizes para a retomada das atividades presenciais, conforme orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE). As escolas devem se adequar para receber as turmas da 3ª série do Ensino Médio (regular, integrado e VII etapa da EJA) ainda em 2020.

A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros, pontua que as escolas devem estar atentas aos protocolos e em diálogo com a sede e as GREs quanto às necessidades para esse retorno.

"Estamos realizando uma agenda de reuniões com as equipes escolares e das GRES, pois da mesma forma que teremos uma pauta pedagógica, adiante iremos ter uma pauta sobre a operação dos recursos e organização sanitária. A Seduc já está nesse contato com as escolas e estamos organizando o processo de repasses financeiros indicando como a escola deverá se organizar para materializar no chão da escola os itens necessários para execução do protocolo sanitário", destaca a diretora da UGIE.

Ana Rejane afirma ainda que o encontro virtual desta quarta focou especificamente na orientação pedagógica do modelo híbrido de ensino, que mesclará aulas presenciais com virtuais. ?Reforçamos que com o modelo híbrido o ensino remoto continua e quem é do grupo de risco não precisa voltar à sala de aula presencial nesse momento, bem como a lotação do professor será respeitada e ele não vai precisar dobrar a carga horária?, completa.

De acordo com a Portaria Seduc-PI/GSE Nº 776/2020, a Rede Estadual de Ensino adotará, a partir de 19 de outubro de 2020, para a 3ª série do Ensino Médio  (regular,  integrado  e   VII   etapa   EJA),   o   ensino   híbrido,   envolvendo  o uso sincronizado de atividades pedagógicas realizadas de forma presencial e não presencial. Por atividades não presenciais entende-se o conjunto de atividades, realizadas ou não com mediação tecnológica, que assegurem o atendimento dos estudantes para ?ns de cumprimento da carga horária mínima obrigatória e da promoção das aprendizagens essenciais. As atividades não presenciais devem ser entregues em meio físico ou enviadas por meio eletrônico, quando o estudante tiver acesso a esse meio de comunicação.

Para atividades presenciais do modelo híbrido, as escolas devem priorizar revisões, simulados, reforço escolar, dentre outros a serem previstas. Ao corpo docente das Unidades Escolares cabe desenvolver o ensino híbrido, com combinação da utilização do livro didático com atividades impressas, videoaulas, roteiros de estudos, listas de atividades e uso de plataformas digitais, caso tais recursos estejam ao alcance dos estudantes, bem como as demais atividades docentes sempre colaborando com a disseminação e cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.