Escolas da 2ª GRE comemoram resultado do IDEB

As escolas da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), localizadas em Barras e municípios vizinhos, comemoram o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019. O avanço educacional conseguido é reflexo do investimento estrutural e pedagógico realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e pelo Governo do Piauí.

Mais de 90% das 36 escolas da regional tiveram crescimento no IDEB de 2019 em comparação com o de 2017. No Ensino Médio, 11 das 22 escolas superaram a meta para o ano e 21 conseguiram crescer, como no caso do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisca Trindade, primeiro lugar na 2ª GRE, que conseguiu um avanço de 3,6 no índice de 2017 para 4,5 em 2019.

"Esse resultado é fruto de muito trabalho e competência. Resultado de uma equipe capacitada, que trabalha com amor e compromisso. Preparamos os nossos alunos para serem vitoriosos e humanos. Nunca buscamos projeção, sempre colhemos os resultados do nosso trabalho. Esse é o resultado de um trabalho consistente, feito por uma equipe unida, que tem amor e compromisso com a Educação", relata Luís Augusto, diretor do CETI.

Liduina Rebolças Silva, coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Gayoso e Almendra, explica como foi o esforço para que a escola atingisse nota de 5,0 no Ensino Fundamental e 4,3 no Ensino Médio.

"Focamos em ações voltadas para o acompanhamento pedagógico de professores e alunos. Nosso planejamento é feito com estratégias e habilidades contemplando os descritores que os alunos precisam compreender para que o ensino aprendizagem aconteça, bem como para as avaliações externas. Temos acompanhamento constante dos estudantes, busca ativa, análise do rendimento e reforço escolar para que consigam êxito no ensino aprendizagem", revela a coordenadora.

Outra escola da 2ª GRE que também se destacou na prova do Ideb foi a Unidade Escolar Professora Deusa Rocha. Com a nota 5,1, a escola obteve a liderança nos anos finais do Ensino Fundamental.

"Após o ano de 2013, envolvemos toda a equipe com ações pedagógicas em busca da melhoria do ensino aprendizagem e o alcance da meta projetada para 2019. Para evoluir foram trabalhados os descritores com os professores de português e matemática em parceria com a coordenação pedagógica, que selecionava materiais didáticos e disponibilizava aos professores. Realizamos oficinas semanais e aulas extras para OBMEP, obtendo assim nos últimos dois anos uma medalha de prata e dez menções honrosas", observa Elício Almeida Souza, diretor.

A gerente regional, Perpétua Silva, enfatiza que todas as escolas conseguiram avançar. "Estamos orgulhosos do compromisso que nossa equipe assumiu com os estudantes, o envolvimento das famílias e as ações desenvolvidas pela Seduc e GRE, que  deram oportunidade a cada escola de gerar motivação para os avanços. Sabemos que um bom resultado não é apenas uma nota, o número representa as definições de onde a escola quer chegar e garante um ensino com qualidade. Parabenizo as equipes escolares, equipes Seduc, nossa equipe de GRE, professores, estudantes e a comunidade escolar que acredita na Educação pública com qualidade", finaliza.

Em 2019, a Seduc criou o "Se Liga no Saeb", um programa "guarda-chuva" que norteou escolas, as Gerências Regionais e a própria equipe da Seduc em como trabalhar, mobilizar e engajar todos os atores que fazem parte do processo de avaliação do SAEB.

"Para os gestores escolares, o foco principal é o aluno e o interesse é fazer com que ele aprenda e o resultado do IDEB atesta que estão no caminho certo e que a aprendizagem está acontecendo com qualidade. São vários os fatores que levam a esse resultado, sendo imprescindível considerar o interesse dos alunos, a equipe pedagógica qualificada e comprometida com a escola, além do trabalho que vem sendo desenvolvido em um modelo de gestão democrática e participativa. Outro detalhe importante que auxilia a chegar na meta é a parceria dos pais, apoio das Gerências Regionais e equipe central da Seduc", relata o secretário da estado da Educação, Ellen Gera Moura.