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Escolas do interior conseguem avanço expressivo no IDEB
As escolas do interior do Piauí conseguiram um resultado
expressivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019,
demonstrando grande avanço educacional, reflexo do investimento estrutural e
pedagógico realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI). Além do
primeiro lugar do IDEB para o Ensino Médio, conquistado pelo Centro Estadual de
Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, localizado em Cocal dos Alves,
escolas como a Unidade Escolar Eustáquio Portela, de Santa Cruz dos Milagres, e
Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, de São Julião, obtiveram crescimento
considerável.
Um salto de 2.6 no IDEB de 2017 para 4.7 em 2019
impressiona a quem observa de perto a educação e sabe o quão difícil é promover
uma melhoria como essa na qualidade do ensino. É o caso da Unidade Escolar
Eustáquio Portela, da pequena Santa Cruz dos Milagres, polo do turismo
religioso do Piauí. A escola, que ainda não é de tempo integral, deixou a todos
da 7ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada em Valença do Piauí,
impressionados.
O diretor Antônio Melo revela que foi um trabalho árduo,
e em parceria com as famílias, que tirou o Eustáquio Portela do último lugar na
regional e o colocou entre as 25 melhores escolas de Ensino Médio do Piauí.
"Em 2019, realizamos uma assembleia com toda a
comunidade escolar para pactuar ações visando o crescimento, fizemos reuniões
com professores para apropriação de conhecimento com a análise da matriz de
referência do SAEB e das habilidades e descritores. Depois, desenvolvemos
oficinas pedagógicas com professores de português e matemática, avaliação diagnóstica
com alunos para aferir os conhecimentos, criamos um plano individual de
atendimento personalizado para atender o déficit de habilidade de cada aluno,
confeccionamos um material de trabalho em cima da matriz de referência. Por
fim, aplicamos simulados mensais para a devolutiva pedagógica, com reforço para
os que ainda não desenvolviam a habilidade e acolhimento dos alunos no dia da
Prova Brasil", explica o diretor da escola.
Outra escola de Ensino Médio que obteve boa evolução no
IDEB, batendo a meta de 3.8 e superando a média estadual, foi a Unidade Escolar
Aprígio Pereira Bezerra. A diretora Glória Filha cita o acompanhamento
pedagógica, o programa Se liga no SAEB e Mais Aprendizagem como ações
fundamentais para esse resultado. Em 2017, a escola não tinha se qualificado
para pontuar no IDEB.
A coordenadora pedagógica, Lídia Carvalho, observa que a
comunidade escolar está muito satisfeita. "Com esse resultado percebemos que
estamos desenvolvendo um trabalho efetivo e proveitoso, e pretendemos acelerar
esse ritmo principalmente agora com a implementação da nova política curricular
advinda com a BNCC. Buscamos cada vez mais conectar nosso ensino ao
conhecimento de mundo para que nossos alunos possam crescer com criatividade,
criticidade e atuantes de modo significativo em qualquer esfera no contexto em
que vive", diz.
Em 2019, a Seduc criou o "Se Liga no Saeb", um
programa "guarda-chuva" que norteou escolas, as Gerências Regionais e
a própria equipe da Seduc em como trabalhar, mobilizar e engajar todos os
atores que fazem parte do processo de avaliação do SAEB.
"Para os gestores escolares, o foco principal é o
aluno e o interesse é fazer com que ele aprenda e o resultado do IDEB atesta
que estão no caminho certo e que a aprendizagem está acontecendo com qualidade.
São vários os fatores que levam a esse resultado, sendo imprescindível
considerar o interesse dos alunos, a equipe pedagógica qualificada e
comprometida com a escola, além do trabalho que vem sendo desenvolvido em um
modelo de gestão democrática e participativa. Outro detalhe importante que
auxilia a chegar na meta é a parceria dos pais, apoio das Gerências Regionais e
equipe central da Seduc", relata o secretário da estado da Educação, Ellen
Gera Moura.