Piauí tem 267 escolas concorrendo ao Prêmio Gestão Escolar

No Piauí, 267 escolas estão concorrendo ao Prêmio Gestão Escolar 2020. Esse ano a iniciativa  vai reconhecer as práticas exitosas realizadas nesse momento de pandemia, onde a escola se reinventou e encontrou soluções para  enfrentar as dificuldades ocasionadas pelo Covid19.

Na Educação do Piauí, por exemplo, foi implementado o sistema de aulas remotas por meio do Canal Educação, onde gestores e professores se comprometeram em dar continuidade ao processo educacional no estado. Essas experiências são fortes candidatas no processo de classificação.

O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera enaltece a iniciativa das escolas em se inscreverem no Prêmio. " O interesse das escolas pelo PGE reforça a ideia de que as escolas não pararam e tem muitas experiências exitosas e de resultados para mostrar. Parabéns à todos os envolvidos", disse o secretário.

Cerca de 8 mil escolas de todo o Brasil se inscreveram na edição 2020 do Prêmio Gestão Escolar. São 5.212 escolas estaduais e 2.773 escolas municipais, um recorde de inscritos, apesar da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as aulas presenciais em todo o país.

As escolas vencedoras da categoria Referência Estadual serão conhecidas no dia 1º de novembro. Das 27 selecionadas, cinco (uma por região)  irão para a final no dia 10 de dezembro, quando será conhecida a Escola Referência Brasil. A edição 2020 do PGE vai reconhecer experiências que deram continuidade à aprendizagem dos estudantes durante o período de isolamento social, valorizando a escola que trabalha em equipe.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, parabeniza a todos os envolvidos. "É muito bom saber que as redes tanto estaduais quanto municipais estão se esforçando para dar continuidade ao aprendizado dos alunos mesmo neste momento de pandemia. Parabéns a todos e boa sorte!".

Para a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe. ?Por sugestão da OEI, pela primeira vez o prêmio também vai contemplar o professor e a equipe escolar, considerando, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem?, afirmou o diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou.

O Prêmio Gestão Escolar é uma realização de Consed, Undime e OEI Brasil. Fundação Itaú para Educação e Cultura, e Unesco são patrocinadoras da iniciativa, que conta ainda com o apoio da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.