Desafio de estudar na pandemia é tema de webinário

Com o tema "Desafio de estudar na Pandemia", a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Instituto Unibanco, realizou nesta quarta- feira (12) o Webinário: Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise. A edição trouxe depoimentos de estudantes de redes públicas do Brasil sobre as dificuldades encontradas no regime de aulas não-presenciais.

Organizado por meio da Comissão Estadual de Enfretamento à situação de Violência Escolar, em parceria com o Instituto Unibanco, a programação contou com debates de assuntos importantes. Na oportunidade, aconteceu uma conversa com  jovens dos seis estados parceiros do programa Jovem de Futuro, dentre eles, Matheus Bezerra Silva, estudante do Ceará; Emily Araujo da Silva, estudante do Espírito Santo; Eva Cristina Bragança de Abreu, estudante de Goiás; Gabriel Vigilaeo de Freitas, estudante de Minas Gerais; Johab Fidélix, estudante do Rio Grande do Norte e a jovem Andréia da Costa Ferreira, do Centro Estadual de Tempo Integral Didácio Silva, representando o Piauí.

Andréia reside na zona Rural de Teresina, a 50 Km de sua escola onde cursa o 3º ano do Ensino Médio. Já acostumada a enfrentar grandes dificuldades, durante a pandemia a maior delas foi a falta de acesso à internet.

"Está sendo um grande desafio prosseguir nos estudos, a maior dificuldade que enfrentei foi o acesso à internet. Comecei com um acesso emprestado e só depois conseguimos adquirir internet e hoje acesso da minha casa. Outra dificuldade foi termos dois estudantes em casa e apenas um aparelho eletrônico e a minha aula ainda sendo em tempo integral. Mesmo assim, nunca pensei em desistir, de maneira nenhuma, sempre pensei que daria certo. Temos um grupo de alunos de sala e alguns colegas queriam desistir e um sempre apoia o outro, motivando, fazendo grupos de estudo e usando tecnologias para facilitar", observou a estudante.

O evento on-line contou com a medição da Me Maria Júlia Azevedo, do Instituto de Educação, e Gabriel Medina, gestor de implementação do Instituto Unibanco.

O evento faz parte do Ciclo de Webinários: Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise que tem acontecido desde o dia 29 de julho, uma série de seis encontros que busca contribuir para a ampliação de repertórios sobre gestão em educação no contexto da COVID-19, além do debate de temas transversais, como o enfrentamento às desigualdades étnico-raciais.