Escolas da EJA iniciam aulas remotas de turmas da Etapa III

Terão início, nesta segunda-feira (18), as aulas não presenciais das unidades de ensino que ofertam turmas Etapa III (Anos Iniciais), referentes a alfabetização, da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas seguem o Plano de Estudo com orientações pedagógicas da UEJA para o regime especial de aulas não presenciais nas escolas da rede estadual de ensino.

As escolas, por meio das equipes pedagógicas das Gerências Regionais de Educação (GRE), estão buscando alcançar todos os alunos para executar o plano de estudo com atividades interdisciplinares e contemplando os componentes curriculares em Língua Portuguesa e Matemática, em conformidade com a Proposta de Conteúdos da EJA.

A diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA), Conceição Andrade, explica que as escolas estão buscando alcançar os estudantes e realizar o acompanhamento de atividades entregues.

"As equipes pedagógicas e Seduc se envolveram numa ação conjunta para que fosse viabilizado o encontro junto aos estudantes e estes não fiquem fora do processo das aulas. Esses materiais estão chegando às jurisdições de cada GRE, que vêm fazendo o grande esforço  para a entrega do material com os conteúdos, objetivos, as estratégias metodológicas, atividades e formas de registros das atividades", disse Conceição Andrade.

Segundo o Plano, o acompanhamento das turmas de alfabetização (anos iniciais) requer a mobilização e sensibilização dos alunos por parte do Supervisor da EJA/GRE e professores, para assegurar uma frequência mínima durante o período remoto (participação do aluno via acesso a realização das atividades não presenciais).

Na 12ª Gerência Regional de Educação, com sede em São João do Piauí, a supervisora da EJA, Irlanda Benevides de Sousa, registrou o momento de auxílio dos alunos durante a entrega das atividades nos municípios de Brejo do Piauí, Pajeú/PI e Socorro/PI

"Ontem iniciamos as aulas da Etapa III da EJA, devido essa pandemia as aulas serão remotas. Fizemos os Planos de estudo com os professores  e os mesmos estão  fazendo  as atividades  e entregando  na casa dos alunos e tirando as dúvidas  dos mesmos, mas tudo seguindo as medidas preventivas, usando as máscaras  e também  álcool  em gel", relata Irlanda.

Em Parnaíba alguns professores tiveram facilidade para implementar as atividades orientadas pelo plano de estudos destinados à EJA, de acordo com Cledna Sandra da Costa Caldas, técnica da EJA na 1ª GRE. "Como algumas turmas avançam as etapas tendo o mesmo professor, então ele conhece cada aluno e foi na casa de cada um tomando todo o cuidado preventivo. As escolas realizaram a localização prévia das residências dos alunos que necessitariam de material de apoio, realizaram a entrega do material impresso para execução e o monitoramento das atividades", explicou.

Na escola Anísio Brito, localizada no município de Piracuruca, as coordenadoras e a equipe docente, elaboraram cadernos de estudo com todo o conteúdo a ser estudado durante um mês.

"A entrega dos cadernos obedeceu todos os critérios de higiene  e foi entregue a cada aluno da EJA visando ser mais um instrumento de ajuda, pois além dos cadernos os alunos estão inseridos em turmas de aula online no WhatsApp. Serão explicadas as questões, os assuntos e os professores e núcleo gestor estão a todo momento dando todo apoio, tirando dúvidas e incentivando o estudo", esclareceu a técnica Glória Jane.