Material é preparado para alunos com necessidades especiais




Desde a suspensão das aulas presenciais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem mantido as suas atividades por meio de metodologias de ensino remoto, utilizando-se das diversas ferramentas de alternativas pedagógicas. As ações também se estendem para os alunos com necessidade de atendimento educacional especializado para os quais a escola, além de oferecer aulas remotas, prepararam material específico para esses estudantes. 


A Seduc, com toda a sua equipe, incluindo os profissionais que atuam nas unidades escolares, tem empreendido grandes esforços no sentido de dar suporte aos estudantes com necessidades especiais  a fim de que tenham garantida a continuidade de seu processo de desenvolvimento, a partir da parceria com os pais ou responsável.

As atividades são  preparadas por professores especialistas das salas de recursos multifuncionais do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e são diferenciadas, de modo a atender às necessidades e possibilidades específicas de cada aluno.


Exemplo, a 13ª Gerência Regional de Educação, que tem quatro escolas que trabalham com AEE e todas  estão realizando atividades com acompanhamento on-line e com envio de atividades para casa.

"Trabalhar com aulas remotas com Educação Especial é um grande desafio mas, usando a criatividade e alguns recursos, conseguimos bons resultados, embora a realidade de cada aluno e cada lugar seja diferente. Deixamos material impresso com as crianças e depois pegamos para montar o portfólio dos mesmos. Quanto aos vídeos, orientamos que assistam e depois com a ajuda dos pais façam um vídeo ou mandem um áudio contando o que mais gostaram", explica a professora Maryland Carvalho, da Unidade Escolar Margarida Silva Costa, localizada no município Coronel José Dias. 


Maryland falou ainda que "tudo isso depende da realidade de cada aluno. É importante que continuemos com essas atividades, auxiliando-os à medida do possível, procurando incluí-los e não excluí-los diante de tamanho problema pelo qual estamos passando", declara.

Já na Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues, localizada no município  de  Dom Inocêncio, foram montados três kits itinerantes que serão trabalhados nas aulas remotas.


"São atividades plastificadas para que  possam ser higienizadas. Eles recebem o material e devolvem na data marcada. Fizemos uma tabela de orientações sobre a atividade para a família preencher e devolver junto  com as atividades, para que possamos saber o desenvolvimento do aluno", finaliza o professor Marcílio de Sousa Silva.