Inscrições para o ENEM iniciam nesta segunda-feira (11)


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciam nesta segunda-feira (11) e seguem até às 23h59 do dia 22 de maio. Nesse período, os candidatos precisam preencher os dados necessários na Página do Participante ou no aplicativo Enem, optando, entre outros pontos, pelo Enem Impresso ou Enem Digital.


O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e vice-versa. Após concluir o processo, o candidato não poderá alterar a opção escolhida.


Para se inscrever no Enem 2020 será preciso ingressar no sistema informando seu número de CPF e data de nascimento; preencher todos os demais dados solicitados como endereço, telefone, e-mail; informar que tipo de prova de Língua Estrangeira prefere fazer; selecionar a cidade onde quer fazer as provas; especificar se precisa de algum tipo de atendimento especial (para pessoas com deficiência, gestantes, etc.); dizer onde terminou o Ensino Médio; preencher com atenção todos os dados socioeconômicos solicitados e criar uma senha (a mesma que será usada mais tarde para acessar o cartão da inscrição e os resultados).


De acordo com o desempenho do estudante nas provas é possível conquistar uma vaga em instituições públicas e privadas por todo o país por meio do Sisu, ProUni, ingresso direto ou FIES.



Saiba mais sobre cada um:


Sisu - Quem fizer o Enem 2020 e tirar nota acima de zero na redação vai ter duas chances de tentar vaga em universidades públicas: no início e no meio de 2021. Há cursos em todas as áreas, sempre presenciais. O Sisu é bem concorrido, por isso quanto maior a nota, mais chances de passar.


ProUni - Quem não conseguir entrar na universidade pública pode tentar estudar numa faculdade privada com bolsa de estudos paga pelo governo federal. São duas edições anuais e mais de 300 mil benefícios para todo mundo que fez o Enem 2020 e atende aos critérios de renda, formação escolar e desempenho nas provas.


Ingresso direto - Uma terceira via de acesso à faculdade é o ingresso direto, sistema que utiliza a nota do Enem para distribuir vagas automaticamente aos interessados. Não precisa fazer vestibular, só apresentar o desempenho em qualquer edição a partir de 2010 (sem ter zero no vestibular)


FIES - Uma alternativa de financiar a faculdade sem dificuldades, com juros baixos e prazo longo para pagamento da dívida. Pode tentar o benefício quem fez qualquer Enem a partir de 2010, obteve uma boa nota e tem renda familiar de até cinco salários. Tem FIES no começo e no meio do ano.


Para garantir um ensino de qualidade em meio a tantas opções, verifique a avaliação da instituição desejada junto ao MEC.