Enem Digital: entenda como será a prova



A partir deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) implementará a versão digital do Enem em várias capitais brasileiras. Na fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação do formato digital seja feita até o ano de 2026. Por isso, listamos as principais diferenças e semelhanças entre as duas provas:


1º - Estrutura da prova: De acordo com o Inep, a estrutura da prova digital será igual à da versão impressa.


2º - Inscrição: O processo de inscrição será feito pelo Sistema Enem de 11 a 22 de maio. Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no edital.


3º - Treineiros e atendimento especializado: Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano o Enem Digital não estará disponível para ?treineiros? e não promoverá atendimento especializado.


4º - Aplicação: De acordo com o Ministério de Educação (MEC), serão utilizados os computadores das próprias escolas para aplicação das provas.


5º - Qual prova poderá fazer: O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.


Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 22 e 29 de novembro. O Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro.

No Piauí, as provas do Enem Digital serão aplicadas nas cidades de Parnaíba e Teresina.

Desde o início das férias antecipadas e aulas remotas por causa da pandemia de Covid 19, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Canal Educação, transmite aulas ao vivo com foco no Enem pelo YouTube e TV Antares, além da Revisão Pré-Enem Live para todos os estudantes da rede. A iniciativa prepara os alunos para a prova mais concorrida de acesso ao Ensino Superior.

Confira edital completo

Acesse a plataforma do Canal Educação