Organização da rotina de estudos facilita aulas remotas

Retomar uma rotina de estudos por meio de plataformas digitais com tantas distrações presentes no celular, computador e conversas no dia a dia pode ser uma tarefa difícil para os estudantes sem uma organização adequada. 

As escolas da rede estadual, à medida que disponibilizam o planejamento de atividades, vêm buscando alternativas para auxiliar os estudantes nesta nova rotina e uma destas é o Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Padre Joaquim Nonato Gomes.


Vitória Mariah Cunha Silva, estudante do sétimo ano, vem colocando em prática o planejamento e organização para auxiliar sua rotina de tarefas durante o período de aulas remotas. Ela organizou uma planilha de estudos com data, disciplina, assunto e data de entrega das atividades a fim de facilitar uma boa distribuição das horas de estudo.

"Eu já tinha o costume antes da quarentena de revisar os assuntos, pois minha escola é de tempo integral. Acordo às 9 horas e sigo minha planilha de estudos. De acordo com o dia, faço as atividades escolares propostas pela escola, dedico três horas de estudo para a matéria do dia, respondo as atividades e envio pelo aplicativo Google Classroom. Gostei muito dessa medida pois ajudou no meu tempo ocioso durante a quarentena e os professores estão à disposição pelo aplicativo", disse.

Além da sua rotina de estudos, Vitória vem auxiliando os colegas na organização e de atividades propostas pelo Ceti ao compartilhar seus horários.

"Passei a minha planilha no grupo da escola para ajudar as mães a se organizarem. Percebi que estavam com muitas dificuldades e procuro sempre ajudar aos meus colegas, incentivo, ajudo com as dúvidas e vem dando certo", comemora a estudante.

Planejamento para todos os alunos

O Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes atende 305 alunos matriculados do 6 ao 9º ano do Ensino Fundamental e vem aprimorando o plano de ações pedagógicas para garantir as aulas a todos os alunos.

Uma estratégia da escola é um plantão pedagógico, como explica o diretor Antônio Gomes de Santiago Filho

"Os professores estarão disponíveis online para tirar todas as dúvidas dos alunos que entrarem em contato com eles e conversar sobre a realidade de cada um nos serviços de mensagens WhatsApp e Google Classroom. Alternativas como reuniões com plataformas de videoconferência estão sendo estudadas para implantação", disse.


Segundo o diretor, as plataformas digitais já eram usadas junto à comunidade escolar para facilitar a comunicação. Após o decreto que definiu as aulas remotas, a escola reorganizou sua estrutura para atender as onze turmas de alunos.

"Antes mesmo da pandemia, tínhamos um grupo de WhatsApp com as onze turmas da escola a fim de realizar recados rápidos e contatos com alunos, por isso adotamos inicialmente esses canais para o envio de informações das primeiras atividades. Depois, decidimos utilizar a plataforma Classroom, em que estudantes e professores foram reunidos com as turmas para serem disponibilizados todas as atividades, resumos de conteúdos e os alunos pudessem organizar melhor estas atividades", destaca.


A escola também vem se organizando para acompanhar os estudantes que não possuem acesso ou qualidade de internet para participar das atividades online.

"O acompanhamento tem sido feito pela gestão da escola e professores com participação sendo realizadas as devolutivas. Para alunos com dificuldade de acesso e qualidade de internet, elaboramos um caderno de atividades impressas, as mesmas utilizadas na plataforma online, para que estes busquem na escola. Algumas turmas complementam as atividades com aulas do Canal Educação e são somadas as atividades do livro didático", explica o Antonio Filho.