Novo Currículo do PI segue em construção e formação virtual

Mesmo com a pandemia causada pelo Coronavírus, o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) não para no Piauí. A formação dos profissionais sobre o currículo no que se refere as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental encontra-se em fase final do 1º ciclo e está ocorrendo virtualmente. Já a construção do novo currículo com relação ao Ensino Médio também ocorre por meio de ambiente virtual.

Para que o Novo Ensino Médio seja implantado nas escolas, é necessária a reconstrução do currículo existente, com vistas a atender às escolhas dos estudantes. Assim, o Novo Ensino Médio permite que os estudantes cumpram uma carga horária de 1.800 horas, correspondente à Formação Geral (comum a todos) e uma parte flexível de 1.200 horas, correspondente aos itinerários formativos. Essa parte flexível é de escolha dos estudantes, conforme a oferta de sua rede.

O Ministério da Educação criou um programa específico para cuidar dessa escrita, o ProBNCC. Com isso, cada secretaria constitui uma equipe, conforme orientações do programa. A equipe é composta por coordenador estadual, coordenador de etapa, coordenadores de área (um por área de conhecimento), redatores (18 ao todo) e articuladores (dois para os itinerários e um do Conselho Estadual de Educação).

A coordenadora de Etapa ProBNCC do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Elenice Nery, revela que a equipe está em fase de construção dos itinerários formativos. "Por meio de orientações em ambiente virtual, estamos dando prosseguimento ao processo. Assim que concluirmos a escrita, o documento irá para consulta pública. Nós planejamos apresentar a proposta do novo currículo do Ensino Médio do Piauí para consulta ainda no primeiro semestre", observa.

Grupo de redatores da base curricular etapa Ensino Médio

Novo currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental

O novo currículo no que se refere a Educação Infantil e Ensino Fundamental do Piauí encontra-se pronto e em fase de implantação nas escolas. A formação do 1ª ciclo dos profissionais da educação foi iniciada em novembro de 2019, em regime de colaboração entre a Seduc, UNDIME-PI, com apoio do MEC e conta com quatro módulos.

A coordenadora ProBNCC dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, esclarece que o público alvo das formações são coordenadores e articuladores  municipais, coordenadores regionais, professores e coordenadores pedagógicos. A carga horária é de 48 horas presenciais e 112 horas no sistema de educação a distância, perfazendo um total de 160 horas de formação.

"Objetivamos formar os profissionais da educação da rede estadual e municipal com relação ao currículo do Piauí alinhado a BNCC, homologado em agosto de 2019. Vamos também revisar os projetos pedagógicos das escolas da rede estadual e municipais com relação ao currículo do Piauí", afirma a coordenadora.

Já foram concluídos os módulos I, II e III da formação. E o módulo IV, o final, foi concluído a 1ª etapa, restando a 2ª e 3ª a serem realizadas pelos coordenadores municipais e regionais com os professores.

"A formação presencial do Macro Módulo IV, que deveria ser realizada até dia 31 de março, foi prorrogada e terá sua data estendida conforme decreto do Governo do Estado, no que se refere a atividades sem aglomeração. A formação EaD já foi prorrogada e será finalizada dia 30 de abril", enfatiza ainda Marília Aragão.

O 2º Ciclo de formação está previsto para iniciar no 2º semestre de 2020, com temáticas especificas para cada componente curricular, com um seminário inicial, seis encontros regionais, divido em dois encontros presencias e dois semipresenciais com uso da mediação tecnológica (Canal Educação) e ainda um seminário final de avaliação, seguindo o mesmo "casacateamento" do 1ª Ciclo.