Escola de Pajeú do Piauí executa aulas remotas com sucesso



Um dos principais motes da atual gestão estadual é a inovação,  o que, claro, inclui a Educação. E, apesar da suspensão das aulas no estado em virtude da pandemia do Covid-19, a Secretaria de Estado da Educação segue empenhada em buscar melhores soluções para os alunos durante esse período. Assim, diversas equipes trabalham constantemente na elaboração de conteúdos que levem informação e aprendizado. 


Exemplo, são os trabalhos realizados na Unidade Escola Cipriano Vieira de Sá, localizada em Pajeú do Piauí. A unidade vem tomando uma série de medidas para garantir o quadro de aulas do ano letivo.

Logo no início, com a determinação do Governo orientando o isolamento social, a escola realizou uma reunião entre corpo diretivo para discutir quais as medidas a serem tomadas para que seus alunos continuassem tendo aulas, impactando minimamente a rotina de estudos.  

"Marcamos um encontro para montarmos todas as estratégias, criamos um grupo de WhatsApp por turma, em seguida montamos um cronograma de atendimento dos professores, onde os alunos tem os horário para tirar dúvida por série", declara Elizete Martins.


A escola também está utilizando a plataforma Cipriano Conectado, que pode ser acessada por meio do endereço eletrônico:  sites.google.com/view/ciprianoconectado. Na plataforma podem ser encontrados materiais de suporte ao aluno, chat para tirar dúvidas, contato dos professores e o acesso aos grupos de WhatsApp. 

Já para os estudantes com acesso restrito ou sem acesso à internet, estes são orientados a comparecerem na escola para retirar os materiais pedagógicos elaborados pelos professores, incluindo textos e atividades.

A escola faz a entrega do material seguindo os padrões necessários de higienização e distanciamento entre as pessoas, de acordo com as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde contra o contágio por coronavírus. Servidores usando máscaras, organizam as atividades por turma e atendem alunos, pais e responsáveis. 


As atividades são adaptações do plano de ensino docente e devem ser feitas pelos estudantes ao longo da semana. O responsável pelo aluno deve retornar à escola a cada semana ou quinzena para retirar os próximos materiais de estudo.

"Os gestores escolares estão se empenhando muito para que o material chegue até às famílias, seja com a retiradas dos pais na escola ou casos específicos em que a equipe leva até a residência do aluno", finaliza a diretora Elizete.