Aulas remotas do Pinheiro Machado aproximam alunos e família

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu I, zona sudeste de Teresina, vem mobilizando os seus estudantes para a realização das atividades a distância, alinhado ao Plano de Ação Pedagógica publicado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

Para atender os duzentos alunos matriculados no Ensino Médio, o Ceti realizou uma verdadeira busca ativa para diagnosticar o perfil destes alunos em relação a acesso e qualidade de conexão com a internet. Após este levantamento, a escola organizou os estudantes em grupos das diversas salas de aulas e das diferentes séries para as aulas via plataforma de mensagem WhatsApp.

A diretora da escola, Rejane Coelho, explica que a nova reorganização das atividades com aulas remotas demanda uma adaptação para educadores, estudantes e suas famílias.

"Para garantir a aprendizagem e a conexão entre estudantes e professores nesse período de isolamento social, realizamos planejamentos online, bem como envios de mensagens de incentivos para alunos que se sentem desmotivados. No entanto, nada disso seria possível sem o acompanhamento e cobrança dos pais dentro das suas casas", destaca a diretora do Ceti.

A escola vem utilizando as plataformas WhatsApp e Google Classroom para enviar postagens de atividades aos alunos, bem como receber as devolutivas destas , facilitando a interação com os estudantes como conta Gabriela Silva, aluna do 3° ano do Ensino Médio.

"A interação online com os professores não é exatamente o que queríamos, principalmente para nós que estamos no 3° ano do Ensino Médio, mas entendemos que nesse momento é necessário. Os professores estão conseguindo ministrar o conteúdo e conseguimos tirar as dúvidas tranquilamente.  Assim que tudo isso passar, voltaremos à nossa rotina diária nas escolas", afirmou.

O acompanhamento pelos familiares durante a realização destas atividades se torna essencial no desenvolvimento dos alunos. O Ceti Pinheiro Machado também está junto aos pais para esclarecimentos de dúvidas sobre como estão sendo realizadas as atividades.

"Nossos pais estão bem próximo das atividades escolares. Eles ficam preocupados com as postagens, tentando acompanhar tudo. Sinto eles bem mais próximos da escola, diferente de outros tempos,  no qual não estaríamos com essa interação toda", disse a professora Mary Reis, coordenadora pedagógica.

Júlia Vitoria, também aluna do Ceti, disse que a adoção das atividades remotas veio para reforçar a sua rotina de estudos influenciada pelos familiares.

"Eu estou achando ótima a iniciativa da escola em disponibilizar essa ferramenta de estudo para dar continuidade ao meu aprendizado. Confesso que a rotina que meus pais colocaram aqui em casa não estava nada fácil: era eu, o notebook, a internet e os livros. Até uma área de estudo eu ganhei aqui no meu quarto. Então, só tenho agradecer pelo o acompanhamento, paciência e tempo que a escola Pinheiro Machado está tendo conosco", relatou da aluna.

Para os alunos que não possuem quaisquer acesso a internet, o Ceti disponibiliza material impresso para a realização de atividades, igualmente aos alunos com acesso às plataforma digitais de ensino.

A escola disponibilizou um plantão todas as segundas-feiras para a entrega e recebimento das atividades referentes à semana anterior. Para essa troca são disponibilizadas máscaras para a pessoa responsável, frasco de álcool em gel, bem como a organização em fila com distância de um metro entre as pessoas.