Escola mobiliza comunidade escolar para alcançar estudantes


Com a adoção das aulas remotas em virtude da pandemia do Covid-19, as escolas se reorganizaram para a volta das aulas no ambiente virtual e esta adaptação a uma nova realidade exige uma mobilização comunitária em torno do ensino.

É com esta mobilização da comunidade escolar que a equipe gestora e de professores do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Fenelon Castelo Branco, localizado na cidade de União, vem seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para ir ao encontro dos alunos em situações distintas.

No dia 16 de abril as aulas iniciaram em ambiente virtual para os estudantes, com acesso a todo o material que seria passado no presencial. Com a ajuda de funcionários, professores e pais dos alunos, iniciou-se a organização das aulas e distribuição de atividades escolares e livros para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos 132 alunos matriculados.

Luzineide Maria de Castro, diretora do Centro de Tempo Integral, conta como a mobilização da comunidade em torno da escola tem auxiliado a equipe para alcançar todos os alunos.

"A escola está trabalhando em regime especial de aulas remotas desde o dia 16 de abril e, dentro do nosso Plano de Ação, pensamos todas as estratégias possíveis para atender os alunos como gravação de vídeoaula, utilização do livro didático e conversas para estabelecer o esclarecimento das duvidas pelo WhaAsapp e pelo telefone", explicou a diretora.


Com estudantes piauienses e de cidades do estado do Maranhão matriculados, a escola contou com a ajuda de familiares para os 17 alunos que não possuem qualquer acesso à internet, enviando as atividades para suas residências. 

"Enviamos as atividades para o Maranhão via canoeiro e fizemos contato com uma mãe de um ex-aluno que se prontificou em receber e entregar as atividades. Ela recebe as caixas com os livros e atividades para os alunos na sexta-feira e na sexta seguinte recebemos de volta, já retornando novas atividades. Tudo isso para os alunos não se deslocarem constantemente em busca das atividades, pois nem todos moram próximo às margens do rio Parnaíba", disse Luzineite Castro.

A diretora junto aos professores Fabio e Italo, que lecionam as disciplinas de Geografia e Biologia, respectivamente, auxiliaram também na entrega das apostilas nas casas dos alunos que moram próximo à escola. O Ceti realizou ainda a distribuição dos livros aos alunos do oitavo e novo ano para realizar as atividades de acompanhamento.