Escola cria site para realização de aulas remotas

Devido à necessidade de medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria Pires Lima, localizado na cidade de Uruçuí. No entanto, os estudantes da Instituição continuam com a rotina de estudos em casa, por meio de um site criado pelo professor da unidade, Lucier Ferreira Lima.

Com aulas remotas, os discentes permanecem tendo acesso ao conteúdo teórico de todas as disciplinas ofertadas pela escola, por meio do site. A ferramenta consiste no repositório de conteúdos e atividades, centralizando material de estudo e facilitando o acesso para os alunos.

"Fomos desafiados a minimizar os efeitos da distância física e aproximar nossos alunos de novas formas de interação com a aprendizagem. E uma escola que educa para o pensar, planejou rapidamente muitas formas para que não aconteça apenas transmissão de conhecimento, mas relacionamento entre alunos e professores diários, favorecendo este processo, através da criação de um site", destacou Lubia Faeth Alves Ferreira, coordenadora pedagógica do Ceti Maria Pires.

A coordenadora falou ainda que a criação do site disponibilizado pela escola no ambiente virtual tem sido um grande aliado na ausência presencial. "Eu me surpreendi bastante com a eficiência do ambiente virtual. Como já era de costume, o tempo todo estão sendo colocadas listas, aulas, slides e resumos para auxiliar e complementar as explicações dadas pelos professores, para que dessa forma não percamos o ritmo de estudo. Foi uma surpresa muito agradável essa solução encontrada pela escola, e estou extremamente convencida que não teremos grande perda em relação ao nosso ano letivo", afirma Lubia.

Além do site, a escola também utiliza outras ferramentas para as aulas remotas, dentre elas o Google sala de aula,  links do Canal Educação e os links das lives do Pré-Enem.

Já para os alunos sem internet, a escola  está fazendo a entrega de apostilas com atividades preparadas pelo professor, distribuídas aos alunos, pais ou responsáveis em datas e horários agendados e com um prazo para a entrega na escola.

O processo de criação do site

De acordo com o professor Lucier Ferreira, idealizador do site , o processo da criação foi totalmente estratégico e feito por etapas. "Devido a facilidade de acesso à internet, cada vez mais os conteúdos estão ficando segmentados. Os acessos acontecem por inúmeras plataformas, através de um tablet, smartphone, notebooks e desktops. Assim surgiu a ideia de criar um site para expor o material didático para nossos alunos, no qual poderão acessar dos mais diversos meios tecnológicos", afirma o professor.

Lucier falou que para começar o projeto foi preciso definir como ele seria estruturado, com a divisão de sala de aulas, cursos, disciplinas e professores e, a partir daí, pensou no layout. "Um layout simples, limpo e intuitivo, sem deixar de lado a performance, pois precisávamos de uma ferramenta que fosse executada de forma rápida e eficiente mesmo que fosse uma internet banda larga ou um pacote de dados usado direto no celular", afirmou.

O professor finalizou falando que "a ferramenta está atendendo as necessidades da atual realidade, nos ajudando nas aulas remotas, ofertando conteúdos para nossos alunos nesse momento tão difícil".