Escola desenvolve plano de estudo para aulas remotas

Para tentar conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), diversas medidas foram adotadas no Piauí. Entre elas, no início de março, as escolas foram obrigadas a cessar suas aulas presenciais e milhões de estudantes foram orientados a permanecer em casa.

Um ano letivo pela frente, professores e estudantes em casa. Com isso, a Unidade Escolar Lima Rabelo, localizada no município de São Miguel do Tapuio, se viu diante de um grande desafio, o de criar uma estratégia para garantir a continuidade das aulas para mais de 400 estudantes, das modalidades Ensino Fundamental e Médio Regular  e Educação de Jovens e Adultos -EJA.

Foi então que a equipe pedagógica e os professores, de forma ágil e rápida, desenvolveram um plano estratégico para a oferta de aulas remotas. Com a colaboração de todos, principalmente da Secretaria de Estado da Educação e 5a GRE, um modelo de aula foi criado para ser disponibilizado aos estudantes através da plataforma Google Hangouts e do Google Classroom, ferramenta já de domínio dos professores e dos próprios estudantes da unidade.

"De início fizemos uma pesquisa de quantos alunos tinham acesso à internet. Para nossa surpresa 80% tinha. Em seguida cada professor começou a construir seu plano de aula. Criamos um grupo de WhatsApp por turma. Socializamos a ideia da sala virtual através da Classroom para todos os estudantes da escola", declara a diretora, Elenilze Mineiro.

A diretora falou que o plano de ação da escola foi criado seguindo todas as diretrizes da Seduc e com o amadurecimento outras ferramentas foram acrescentadas. "Tentamos reunir o máximo de ferramentas para a qualidade desse momento, hoje temos as videoaulas do Canal Educação, iSeduc, sala de aula virtual, grupos de WhatsApp e o mobieduca.me que usamos para nos comunicar com as famílias", acrescentou a diretora.

As aulas são disponibilizadas semanalmente para cada turma. Desta forma, as famílias podem administrar o tempo de realização das atividades de acordo com suas rotinas. Assim como na sala de aula presencial, os professores também estão à disposição dos estudantes para o esclarecimento de dúvidas através de chats. "Estamos aprendendo muito com este momento e, mais uma vez, juntos, estamos demonstrando que podemos passar por todos os desafios. Temos uma equipe de profissionais que é de alta qualidade e comprometimento. Temos também famílias e estudantes comprometidos. Ou seja, todos os ingredientes para nos adequarmos às atuais circunstâncias e enfrentarmos a situação com tranquilidade", finaliza Elenilze.

Já para os alunos sem acesso à internet, a unidade está disponibilizando material didáticos semanais com atividades preparadas pelo professor, e sendo entregue na residência de cada estudante.