Ensino Fundamental traça estratégia para aulas remotas

Com o objetivo de orientar todas as escolas de Ensino Fundamental - anos iniciais - da rede estadual de educação sobre as atividades remotas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na manhã desta sexta-feira (17), uma reunião on-line através da plataforma Microsoft Teams.

O encontro reuniu Gestores Escolares das escolas de anos iniciais, Coordenadores de Ensino, Técnicos de Ensino das Gerências Regionais de Educação (GREs), Assessores pedagógicos da Gerência de Ensino Fundamental, Coordenador do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, a diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem e a gerente da Educacão Infantil e Ensino Fundamental.

As atividades iniciaram com uma fala da diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem (UNEA), Maria José Mendes. "Esse é um momento em que estamos colocando o que está sendo sugerido para trabalhar com os estudantes diante de todo contexto e realidade deles, assim como também estamos aqui para ouvir. A ideia da Seduc é estar apoiando os gestores das regionais e escolas para que se sintam fortalecidos neste período delicado para todos", declara a diretora.

Durante a reunião foi feita a leitura da Nota Orientativa, que trás sugestões e orientações acerca de atividades que podem, no exercício da autonomia e responsabilidade do professor na condução do trabalho docente, serem propostas  para o  desenvolvimento junto aos estudantes dos anos iniciais, de forma a apoiá-los e engajá-los na recuperação e reforço das aprendizagens anteriores tão importantes para o percurso educacional.

Na oportunidade aconteceu ainda a socialização de experiências e esclarecimentos finais com base nas estratégias e diretrizes sobre o regime especial de aulas da rede pública de ensino do estado do Piauí.

Para a gerente da Educacão Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, a reunião foi de extrema importância por ser um momento de socialização das estratégias que as escolas já vêm realizando. "Sem dúvida as equipes saíram bem mais fortalecidas e engajadas, com todos unidos nesse momento".