Projeto "É do portão pra fora" realiza live para o Enem



O projeto "É do portão pra fora que a gente se resolve", uma iniciativa de revisões voluntárias para o Enem, surgida em 2017, no CETI Aurora Barbosa de Oliveira, de Regeneração, realiza nesta, sexta-feira (17), uma live para promover práticas de produção do texto dissertativo-argumentativo, a partir de uma estruturação  com excelência . A live será com o professor Luiz Benigno, no Instagram @_agenteseresolve, às 18 horas. 

A "live" é uma parceria  com o professor Luiz Benigno, da Seduc-MA, especialista em Linguística e Letras, que tem ampla experiência na análise de redações e é o idealizador do projeto  voluntário numa escola pública  do Maranhão  intitulado "Sala Vip". Para ele, a contribuição da live é  fazer com que o aluno entenda que a chave para essa capacidade se chama organização. 

"Um texto bem planejado, com suas partes bem orquestradas e tudo isso repassado de maneira fácil e dinâmica, desmistifica a tese de que a aula de redação é chata e complexa, e, consequentemente, seja complicado produzir um texto. Na nossa live pretendo desconstruir essa concepção e mostrar ao aluno o caminho mais fácil para iniciação e aprimoramento da redação", relata o professor.

O professor parceiro do projeto piauiense afirma ainda que a estruturação textual é uma forma de organizar as ideias que ajuda a produzir uma redação mais eficiente. "Dessa forma, penso que para o aluno desenvolver sua escrita com habilidade, é preciso planejar bem o texto, entender o conceito e a função das partes da tipologia dissertativo-argumentativa - introdução; desenvolvimento e conclusão - e compreender cada um dos elementos que compõe essas partes. No caso do Enem, é necessário, também, associar esse entendimento às 5 competências e, por fim, aplicá-las em um momento prático", completa.

Mais sobre o projeto "É do portão pra fora que a gente se resolve"

O professor Cristiano Moura  teve a ideia de implementar um projeto com o objetivo  de ministrar aulas  de reforço para estudantes, egressos e comunidade em geral. Inicialmente fez o convite aos professores  Adonias  Freitas (Língua  Portuguesa), Ismael  Dantas (História), Luís  Miguel (Matemática), Natielli Araújo (Física) e Reinaldo  Vieira (Geografia). Em junho de 2018, o projeto se expandiu, a partir da idealização do professor Adonias  Freitas,  para o formato de revisão  de auditório, passando  a acontecer em locais com capacidade para um público maior. 

"Um dos nossos objetivos  é  melhorar as médias gerais do corpo discente com evolução  progressiva  em todas as  áreas / componentes curriculares  do Enem", observa Adonias Freitas.