CETI Rama Boa prospera no regime de aulas não presenciais


O Centro Estadual de Educação Integral (CETI) Rama Boa, localizado em Altos-PI, se adequa e consegue bons resultados durante o regime especial de aulas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí, devido à vigência do decreto emergencial de combate à Covid-19. Por ter se antecipado às novas orientações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estudantes e professores já estão em pleno desenvolvimento das atividades educacionais. 

A diretora do CETI, professora Clemilda Almeida, revela que a escola está trabalhando dessa forma desde o início de abril, quando foi procurada por um grupo de alunos que almejavam que os professores enviassem roteiros de estudo nos grupos de Whatsapp, pois estavam se sentindo ociosos.
 
"Os alunos estão gostando muito. Fizemos um horário de postagem dos componentes curriculares que serve também para que os estudantes planejem seu horário de estudo em casa. Eles estão muito motivados e os professores têm contribuído no incentivo. Os que não têm acesso à internet, que são poucos, vão às terças-feiras pegar o material escrito na escola", destaca a diretora. 

Os 300 alunos do Ensino Médio regular, na modalidade integral, já vinham utilizando tecnologias como grupos de WhatsApp, Google Classroom, além do aplicativo Zoom para videoconferências com os professores. Com as novas diretrizes da Seduc, também passaram a apropriar-se de tecnologias como o Canal Educação, entre outras.

"Nesse momento de isolamento social, o projeto "A sala de aula dentro de casa" tem sido significativo, pois tem incentivado os alunos a não perderem o foco. É um orgulho vermos o protagonismo desses alunos", completa a diretora do CETI Rama Boa.

Pedro Henrique Mesquita de Oliveira, aluno da escola, afirma que as aulas online estão sendo muito importantes.


"Um grupo de alunos do terceiro ano, onde eu estava incluso, teve essa iniciativa junto à direção e os professores da escola, desde o começo de abril. A ideia era que pudéssemos ter essas aulas online a fim de nos ajudar para que quando essa pandemia de Covid-19 passar, não estejamos tão atrasados nos conteúdos e para que possamos ter a possibilidade de terminar os estudos no tempo certo", explica. "Vejo que essa ferramenta está sendo muito proveitosa para todos os alunos. A coordenação nos ajuda de todas as maneiras que podem e os professores estão tentando fazer desse método o mais didático possível. Enfim, estamos muitos satisfeitos", conclui o estudante.