Seduc oferta oficinas de conteúdo para redes municipais

As escolas das redes municipais de ensino em todo o Estado contam agora com o reforço de conteúdo de Língua Portuguesa e Matemática para a oferta na etapa de Ensino Fundamental II.

Em reunião  que aconteceu nesta quinta-feira (16),  por meio de videoconferência, com a presidente da Undime, o secretário de Educação, Ellen Gera, colocou a disposição  todo conteúdo produzido por meio da Mediação Tecnológica/Canal Educação,  para as escolas que ofertam o Ensino Fundamental do 8º e 9º ano das redes municipais possam compartilhar com os alunos.

"Nosso objetivo é que por meio dessa parceria entre estado e municípios a gente consiga envolver estudantes, professores e familiares em uma grande rede em prol da Educação, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem com qualidade e, principalmente, segurança. Entendemos que mesmo com todas as dificuldades e particularidades que cada rede tem, não podemos ficar parados e, por isso, estamos disponibilizando nossa plataforma, o Canal Educação para que possam  desenvolver suas propostas sabendo que podem contar com mais esta ferramenta para chegar aos estudantes", explicou.

O Secretário  lembrou que uma das  estratégias da  rede estadual para este momento de isolamento social é produzir material de apoio para que  escolas e professores possam estimular os alunos que têm acesso à tecnologia a não desacelerar a aprendizagem em todas as modalidades de ensino.

"Para o Ensino Fundamental, pensamos inicialmente em trabalhar oficinas englobando Português e Matemática, contextualizadas de acordo com os projetos disciplinares e, neste momento, as redes municipais também poderão contar com este acesso para as suas escolas. O aluno e o professor terão acesso às aulas gravadas, além de um momento em que o professor pode realizar o acompanhamento, manter interatividade e propor atividade complementar utilizando o conteúdo do Canal Educação. Para aqueles que não têm acesso à internet, iremos trabalhar com o livro didático e com material impresso que deve ser produzido e distribuído pelas escolas", explicou  Ellen Gera.

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Piauí (Undime), Erika Graziele, destacou que a entidade apoia a iniciativa e orienta os municípios a analisarem o uso ou não do material como conteúdo auxiliar neste período de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19.

"A entidade apoia e está divulgando a iniciativa da Seduc em disponibilizar as oficinas para os alunos do Ensino Fundamental. Estamos informando os municípios e fica à critério de cada cidade optar acerca da utilização ou não deste material como conteúdo. Já temos registro de municípios que irão utilizar os conteúdos das oficinas não como aula, mas a título de conhecimento para os alunos", pontua a representante.

Para o acesso às aulas, será enviado o link de terça-feira a sexta-feira, meia hora antes da veiculação diária, às 14h. As aulas estarão disponíveis no YouTube e na plataforma do Canal Educação através do Link fixo:  https://www.canaleducacao.tv/aulas-ao-vivo/ensino/fundamental. Depois da transmissão, as aulas continuam disponíveis na plataforma do Canal Educação e no YouTube.