Webconferência da UTECE discute criação de sala virtual

Como criar uma sala de aula virtual foi o tema da III Webconferência da Utece que aconteceu na tarde da quarta-fe2ira, 15, com cerca de 36 técnicos, coordenadores das gerências regionais do estado, membros do NAP e professores formadores da UTECE. O evento contou com a presença do Superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira, e o Gerente de Tecnologia da Informação da Seduc, Ricardo Oliveira.

Carlos Alberto falou da importância de utilizar as tecnologias nesse momento. "A Seduc não pretende mudar as aulas, a forma de dar aula, estamos utilizando dessas tecnologias nesse momento de pandemia, enfatizando que elas são os meios mais eficazes atualmente", afirma.

Durante a webconferência, foi apresentado o Microsoft Teams, um aplicativo de colaboração que ajuda uma equipe a se organizar e conversar, tudo em um só lugar.  A SEDUC dispõe dessa solução já integrada com e-mail corporativo, em alguns casos precisando apenas de uma permissão que pode ser solicitada à GTI ou usar o Microsoft Teams na Web. Você descobre canais nos quais você quer ingressar ou cria seu próprio canal. Neles, você pode fazer reuniões imediatamente, conversar e compartilhar arquivos, acompanhar todas as suas mensagens não lidas, menções, respostas dentre outros.

De acordo com Ricardo Oliveira, o app pode ser utilizado na Seduc, tanto online quanto offline. "O app é bom para videoconferências, compartilhamento de arquivos, e com ele você cria uma sala de aula, de reuniões. Todos os professores, gerentes, coordenadores, técnicos que quiserem usar o aplicativo, precisam ter um e-mail institucional".  Ricardo mostrou o passo a passo, criando a sala do Chão da Escola.

A próxima Webformativa será nesta quinta-feira, 16, com o Tema Sala de Aula virtual: desafios e possibilidades, pelo aplicativo Classroom, com o professor formador da UTECE/ SEDUC, Cesar Augusto  Arbanil, Via Zoom, às 16h.

Para acessar o sistema, baixe o Microsoft Teams para sua área de trabalho, iOS ou Android E e siga as orientações.