Apps são alternativas que aproximam professores e alunos

Nesse período de distanciamento social, a Secretaria de Estado da Educação - SEDUC que já faz uso das tecnologias na rede de ensino, resolveu criar uma nova versão do iSEDUC professor e implantar o iSEDUC aluno como forma de auxílio para a continuidade ao ano letivo, facilitando a comunicação entre professores e alunos. Os aplicativos para celulares estarão disponíveis em primeiro momento somente na plataforma Android.

Com atualizações periódicas e disponível para Android a partir da versão 5.0, através do app a Secretaria pode alcançar todos os professores da rede estadual do Piauí. O iSeduc possibilita ao professor registrar diariamente todas as aulas, avaliações e lançar as notas. Funcionando offline o aplicativo permite que as informações não sejam perdidas por falta de internet.

Após o primeiro acesso, as informações solicitadas pelo professor são baixadas para o celular, o que permite o lançamento das informações offline e sincronização posterior, caso seja necessário, ou seja, o professor vai poder criar e cadastrar aulas offline. Com isso, após o aplicativo identificar uma conexão ativa, a sincronização com o portal é realizada.

Para o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, essa é uma excelente alternativa. "Nossa intenção é que nossos estudantes não fiquem prejudicados, as aulas remotas terão um grande alcance e os dois aplicativos serão essenciais nesse momento. E para aqueles alunos que não têm acesso à internet, cada escola dará uma alternativa para que tudo seja resolvido da melhor forma, possibilitando mais agilidade, diminuição de custos, facilitando a dinâmica e o contato entre a escola e o estudante", completa.

Com o iSEDUC, o professor consegue lançar aulas, frequências e notas. É uma ferramenta auxiliar e complementa o que já era feito com o Portal do Professor, o (Acadêmico iSEDUC). De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação da SEDUC, Ricardo Luiz, os professores não precisam manejar os diários escolares. "O grande diferencial do app é a possibilidade de fazer tudo sem a necessidade de estar na frente de um computador e estar conectado naquele momento".

A nova versão do app também terá consistência dos dados e utiliza o mesmo servidor que o da versão web, portanto os dados são os mesmos, independentemente da plataforma. "Ele tem um design novo e também é mais leve e integrado com as ferramentas de ensino remoto desenvolvidas", afirma um dos responsáveis pelo projeto do App, o analista de sistemas da GTI, Ysmael Marinho.

"O App do aluno tem a proposta de auxiliar os professores não só durante esse período de crise, como também prover materiais de aula, e formas de ensino remoto. O professor pode enviar PDFs, vídeos, links úteis, informações, e até slides para complementar as aulas no módulo de ensino remoto, além disso, o professor cadastra atividades e exercícios pela plataforma e os alunos poderão respondê-los", afirma João Victor dos Santos Mendes, um dos desenvolvedores do app.

No seu primeiro acesso, o aluno vai poder procurar pela sua cidade, sua escola, a turma que estuda e depois poderá cadastrar uma senha para ele poder entrar na aplicação.