Escola relata experiência com aulas remotas




O anúncio da suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavírus (COVID-19) deixou toda a sociedade preocupada em relação ao futuro dos estudantes e, claro, em relação aos prejuízos de aprendizagem. Mais rápido do que imaginávamos, o Governo do estado e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trouxeram a primeira resposta ao fechamento das escolas: o uso das tecnologias digitais.


Milhares de alunos seguem estudando em ambientes virtuais. Na Unidade Escolar Professora Adamir Leal, localizada na zona Sudeste de Teresina, não é diferente. Cerca de 360 alunos do Ensino Fundamental estão assistindo aula através do YouTube e vídeos gravados pelos professores e sendo disparados através do WhatsApp. 

A opção adotada visa não interromper a aprendizagem e o ritmo escolar, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. A diretora da escola, Naiza  Ferreira, garante que essa é a melhor opção no momento. 


"As aulas estão ocorrendo nos mesmos horários em que as aulas presenciais eram feitas. O aprendizado é por uma plataforma que permite transmissão ao vivo e disponibilização de material. Caso o estudante tenha algum imprevisto e não consiga acessar a live no horário agendado, ele pode entrar em um outro momento e assistir o conteúdo gravado. Também criamos grupos de WhatsApp para cada turma, facilitando a comunicação", afirma a diretora. 
 
Naiza  garante que o padrão de ensino se mantém o mesmo. "Houve muito planejamento. Pensamos em tudo e na adaptação desse momento. A gente consegue pela ferramenta trazer todo o conteúdo e material para trabalhar com qualidade", afirma. 


A diretora explica que, com a metodologia adotada, os alunos não perdem o semestre e ainda seguem a recomendação do governo de evitar aglomerações. "Estamos fazendo algo e sendo produtivos em vez de isolados pensando somente no que é ruim", justifica.

Para alunos sem acesso à internet, estão sendo entregues apostilas semanais com atividades preparadas pelos professores, distribuídas aos alunos, pais ou responsáveis em datas e horários agendados.

A diretora finaliza afirmando que a família tem um papel fundamental nessa nova rotina, no sentido de acompanhar os filhos. "Todos estamos aprendendo: pais, filhos, professores, orientadores educacionais, diretores", conclui.